A circulação da variante da covid-19 de Manaus, a P1, foi identificada no município de Jacobina, na região da Chapada Norte. Essa confirmação foi enviada ao Núcleo Regional de Saúde do Centro-Norte (NRS) de Jacobina pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) na última segunda-feira (31). Também foi registrada a variante nas cidades de Quixabeira, Serrolândia e Caém, todas na mesma região que Jacobina.
A informação foi encaminhada para todos os quatro municípios, no intuito de intensificar ações de prevenções e controle ao avanço do coronavírus. De acordo com especialistas, essa variante pode ser até duas vezes mais transmissível do que as cepas anteriores, segundo descoberta de um estudo internacional publicado recentemente na revista científica Science.
Por meio de análise do relógio molecular, os pesquisadores descobriram que a variante provavelmente surgiu em Manaus, em meados de novembro de 2020, cerca de um mês antes do aumento acentuado no número de novas internações em decorrência da covid-19 na cidade.
Boletim epidemiológico
Um novo óbito por complicações da covid-19 foi registrado no município de Jacobina, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com isso, subiu para 74 o número de vítimas fatais pela doença.
A vítima trata-se de um homem, na faixa etária dos 50 anos, que residia no bairro ‘Indios’ e estava internada no Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG).
Desde o início da pandemia, o município chapadeiro contabiliza 6.035 casos de covid-19. Desses, 172 casos estão ativos, 5.789 estão recuperados. Além disso, há ainda 315 pessoas aguardando resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
A taxa de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRVG encontra-se em 100%, sem leitos de terapia intensiva para tratamento de pacientes com covid-19. Jornal da Chapada com informações de Blog do Ril de Beto.
Leia também