O “missionário” RR Soares, pastor bolsonarista que lidera a Igreja Internacional da Graça de Deus, apresentou piora em seu estado de saúde neste sábado (5) e precisou ser intubado. Ele deu entrada para tratar a Covid-19 no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (4).
Segundo o jornal A Tribuna, do Rio de Janeiro, os médicos decidiram intubar Soares para aliviá-lo das dificuldades de respiração. Com 73 anos, o pastor é do grupo de risco da Covid-19. Ao jornal O Dia, um amigo da família do líder religioso confirmou a intubação.
RR Soares é um dos líderes evangélicos mais próximos de Jair Bolsonaro. Em depoimento à CPI do Genocídio no Senado, no dia 12 de maio, o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, disse que o pastor o “aconselha”.
Nesta sexta-feira (4), os perfis oficiais de RR Soares nas redes sociais anunciaram uma live ao vivo com o pastor, mas a transmissão foi conduzida pelo Reverendo João Machado, contando apenas com algumas inserções de Soares gravadas. Durante a live, internautas questionaram onde estaria o “missionário” e sobre seu estado de saúde, mas não tiveram respostas.
Desde o ano passado, a igreja de RR Soares anuncia uma “água abençoada” que curaria a Covid-19 e, em suas cerimônias, divulgam um “placar” de pessoas que teriam se recuperado da doença através da “água” ou de orações. Isso foi feito, inclusive, na live desta sexta-feira (4), sem a presença do “missionário”.
A igreja de RR Soares acumula dívidas de R$ 144 milhões, além de dois processos de R$ 44 milhões no Carf, tribunal administrativo da Receita, sendo a terceira maior devedora da Receita. A redação é do site da Revista Fórum.