Lideranças do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamentaram nesta quinta-feira (17) o anúncio de desfiliação feito pelo governador Flávio Dino, do Maranhão. Dino era o único governador do PCdoB e ainda não anunciou para qual legenda migrará, apesar de seu nome ser ventilado no PSB.
“Lamento a saída de meu amigo Flávio Dino do PCdoB. Sei que nos encontraremos na luta em defesa de um Brasil justo e desenvolvido. Alguns perguntam e especulam sobre o meu destino: não acredito em saída individual para dilemas coletivos”, disse a ex-deputada Manuela D’Ávila.
Lamento a saída de meu amigo Flávio Dino do PCdoB. Sei que nos encontraremos na luta em defesa de um Brasil justo e desenvolvido.
Alguns perguntam e especulam sobre o meu destino: não acredito em saída individual para dilemas coletivos.
— Manuela (@ManuelaDavila) June 17, 2021
“Sou dirigente do PCdoB e sei que encontraremos solução para os nossos desafios”, afirmou. Na sequência, ela citou um poema de Carlos Drummond de Andrade: “Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. O presente é tão grande, não nos afastemos Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”.
O deputado federal Orlando Silva (SP) lembrou do momento em que Dino ingressou no partido: “Com alegria estive na filiação de Flávio Dino. Orgulhoso, estive ao seu lado em cada construção política. Com emoção vivi momentos sensíveis, pra ele e pra mim. Triste com a saída do PCdoB! Partido Comunista é como um trem, tem um destino. Avante, camaradas! Abraço, Flávio!”.
Com alegria estive na filiação de Flávio Dino.
Orgulhoso, estive ao seu lado em cada construção política.
Com emoção vivi momentos sensíveis, pra ele e pra mim.
Triste com a saída do PCdoB!
Partido Comunista é como um trem, tem um destino. Avante, camaradas!
Abraço, Flávio! https://t.co/Lz4pp4JR9H
— Orlando Silva (@orlandosilva) June 17, 2021
O presidente do PCdoB do Maranhão e secretário de Cidades do governo Dino, Márcio Jerry, também se manifestou nas redes. “Total respeito à decisão do amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas, governador Flávio Dino , que nesta data pediu desfiliação do PCdoB. Diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura não nos afastam de objetivos e compromissos comuns”, escreveu.
“Flávio Dino não saiu da trincheira em que o PCdoB atua, apenas se reposicionou nessa mesma trincheira, reafirmando compromissos que nos unem e nos mantém em permanente combate em defesa do povo e do Brasil”, completou. “Sigo atuando firmemente como militante e dirigente do PCdoB, buscando a construção de uma ampla coalizão em nosso país pela vida e a democracia; e defendendo firmemente o governo Dino mantendo o MA no rumo certo sob sua liderança. Avante, firmes na luta!”, finalizou.
Total respeito à decisão do amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas, gov @FlavioDino , que nesta data pediu desfiliação do PCdoB.
Diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura não nos afastam de objetivos e compromissos comuns.— Márcio Jerry (@marciojerry) June 17, 2021
A deputado Perpétua Almeida (AC) destacou a construção de “uma página de luta e beleza na história centenária do PCdoB” com Dino. “Sua decisão indica a necessidade de atitudes urgentes pela honra do legado, pela luta presente e pelo tributo ao futuro q cabem ao Partido Comunista do Brasil. Seremos sempre camaradas”, afirmou. A Fórum acionou também a deputada Jandira Feghali (RJ) a bancada do PCdoB na Câmara, que ainda não se pronunciaram.
Ricardo Capelli
O jornalista e secretário de Comunicação do governo estadual, Ricardo Cappelli, também foi às redes sociais para informar que seguiu o mesmo caminho de Dino. Assim como o governador, ele não informou para qual legenda migrará. A redação é do site da Revista Fórum.
@FlavioDino construiu c/ a gente uma página de luta e beleza na história centenária do PCdoB.
Sua decisão indica a necessidade de atitudes urgentes pela honra do legado, pela luta presente e pelo tributo ao futuro q cabem ao Partido Comunista do Brasil.
Seremos sempre camaradas.— Perpétua Almeida🌺 (@perpetua_acre) June 17, 2021