O Brasil amanheceu no último sábado (19) com manifestações do ’19J’, que protestam contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido) e sua condução na pandemia de covid-19. Os atos foram registrados, ao longo do dia, em diversos locais do país, como Vale do Capão, na Chapada Diamantina, e Jacobina, na Chapada Norte. Há ainda mobilização em locais como Salvador, Recife, Brasília, Maceió e muitos outros. Em São Paulo, o ato começou às 16h.
Vídeo enviado por Tauã
Segundo os movimentos de oposição, adesão de mais de 400 cidades foi esperada, ou seja, quase o dobro de municípios que estiveram na mobilização anterior, que aconteceu em 29 de maio e foi estimada a presença de 420 mil pessoas. Há muitos cartazes nas localidades do país com os dizeres de “’ora Bolsonaro’.
Vídeo enviado por Tauã
Ato em Salvador
Em Salvador, durante a concentração para o protesto contra o Governo Bolsonaro, manifestantes promoveram, na Praça Dois de Julho, bairro do Campo Grande, uma encenação do julgamento do presidente por crimes contra a humanidade.
Após a “sentença” de culpado pelas mortes de meio milhão de brasileiros, eles colocaram um ator interpretando Jair Bolsonaro aprisionado numa cela, sob os gritos de genocida dos presentes. A ação é do Coletivo de Ação Fora Bolsonaro nas Ruas. Jornal da Chapada com informações de Poder 360 e Portal A Tarde.
Mais vídeos do protesto em Salvador