Em um curto período de tempo, o município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, registrou três óbitos por complicações da infecção causada pelo novo coronavírus. Com isso, o prefeito Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’ e a secretária de Saúde do município, Lucienai Brito, fizeram um alerta para o alto índice na cidade.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (20), foi registrado um novo óbito na cidade, passando para 15 o número de vítimas fatais pela doença. São 516 casos confirmados de covid-19 no município, desde o início da pandemia. Desses, 40 casos estão ativos e 461 curados.
Há ainda 20 casos enquadrados como suspeitos, 140 casos monitorados por equipes de saúde e 528 casos descartados. A gestão municipal já realizou 2.000 testes rápidos para detecção do vírus.
Com três óbitos registrados entre o dia 16 de junho e 20 de junho, ou seja, em quatro dias, o prefeito e a secretária de Saúde se manifestaram nas redes sociais. Na ocasião, o gestor ressaltou que a cidade está vivendo o momento mais crítico da pandemia, com casos aumentando e hospitais lotados.
Com isso, ele pediu contribuição da população para evitar aglomerações e para que cada um faça a sua parte. “São vidas perdidas, são pessoas amigas que estão sendo levadas por esse vírus triste e nós precisamos nos unir, junto com cada um de vocês (…) Marcionílio Souza precisa combater esse vírus”, apelou.
“Sigam as orientações das equipes de saúde e permaneçam em casa. Pedimos o apoio da população para evitar aglomeração”, pede a secretária, que afirma que as ações de fiscalização estão sendo intensificadas durante os fins de semana.
Jornal da Chapada