Na região chapadeira, além do Vale do Capão e Jacobina, o município de Lençóis também aderiu às manifestações do ‘19J’, responsáveis por protestar contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido), no último sábado (19). Formado por pequenos grupos e espalhados pela cidade, a manifestação se concentrou na Praça Horácio de Matos.
No ato pacífico, cartazes e gritos com os dizeres “500 mil mortes: não é uma gripezinha”, “Bolsonaro genocida” e “vacina no braço, comida no prato – Fora Bolsonaro”, percorreram a cidade chapadeira. O distanciamento e o uso de máscaras foram respeitados pelos manifestantes.
Conforme informações, houve um diálogo “intenso” entre a Polícia Militar (PM) e os participantes do ato, pois a PM entendeu que a manifestação se tratava de um evento, o que vai contra ao pensamento dos manifestantes.
“Vivemos em uma democracia e temos o direito de manifestar nossa indignação com a negligência do presidente com a pandemia do novo coronavírus”, afirma um dos organizadores do ato político na cidade.
Sendo uma mobilização nacional, vários locais como Salvador, São Paulo, Recife, Brasília, Maceió e muitos outros, participaram do ato, que pediu impeachment do atual presidente da República, ampla campanha de vacinação, volta do auxílio emergencial de R$600, combate ao racismo, valorização da saúde, educação e dos serviços públicos, pedidos de saída do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, proteção dos povos indígenas, dentre outros.
Jornal da Chapada
Fotos e vídeos desta publicação são de de Carla Attiacci e de Renata Semayangue:
Leia também