Manifestantes foram às ruas no sábado (3) para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em defesa da vacinação contra a covid-19. Os atos aconteceram em Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro e Barreiras.
A Bahia registra, desde o início da pandemia, 24.187 mortes por covid-19. Já são 1.132.050 casos confirmados da doença no estado. Em Salvador, o protesto começou às 14h, no bairro do Campo Grande, e foi finalizado por volta das 17h, no Farol da Barra.
Com bandeiras e faixas, os manifestantes criticaram a conduta do governo federal no combate à pandemia. Durante o trajeto, os manifestantes receberam o apoio de algumas pessoas que acompanhavam o protesto das janelas de casa.
O ato foi convocado por entidades sindicais, partidos políticos e movimentos sociais. Durante o protesto, os participantes usaram máscaras e a maioria respeitou o distanciamento social recomendado pelas autoridades da saúde.
Mesmo com o tempo chuvoso, dezenas de pessoas foram às ruas de Alagoinhas, cidade que fica a 130 km de Salvador, para pedir a saída do presidente Jair Bolsonaro e do seu vice Hamilton Mourão.
A manifestação teve inicio na Praça Ruy Barbosa, às 9h, e percorreu as ruas do centro da cidade. Ela foi finalizada às 12h. Para evitar aglomerações, uma parte dos manifestantes seguiu em carreata, enquanto a outra foi a pé. o protesto contou com carro de som e panfletagem.
Em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, a concentração começou na Avenida Getúlio Vargas, em frente à prefeitura, por volta das 9h. Os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do centro do município e finalizaram o ato às 12h.
Na ocasião, estudantes, professores, servidores públicos, ativistas de movimentos de luta contra a opressão e militantes de organizações políticas estiveram presentes. As principais reivindicações foram a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e vacinação contra a Covid-19 rápida e gratuita para todos.
A manifestação começou às 9h, no Centro Cultural Glauber Rocha, e foi finalizada ainda pela manhã, por volta das 11h30, na estação de transbordo Herzem Gusmão. Com cartazes e faixas, os manifestante pediram o impeachment do presidente.
O protesto contra o presidente Jair Bolsonaro aconteceu na tarde deste sábado em Ilhéus, no sul da Bahia. Na ocasião, os manifestantes andaram pelas principais ruas da cidade e pararam na Praça Cairú, no centro da cidade.
Em Juazeiro, no norte do estado, a concentração do movimento foi na Praça Dedé Caxias, no centro da cidade. Representantes de movimentos sociais, sindicais e partidos políticos saíram pelas principais ruas da cidade enquanto gritavam palavras de ordem.
Eles reclamaram da forma como o governo federal tem conduzido o enfrentamento à pandemia da covid-19 e pediram a saída do presidente. A manifestação em Barreiras, no oeste do estado, contou com a presença de estudantes e professores. Eles protestaram contra a volta das aulas presenciais sem a imunização. Além disso, o grupo pediu pela saída do presidente Jair Bolsonaro. A redação é do site G1.
Fotos do protesto em Salvador do fotógrafo Jonas Santos