Uma carreta que transportava 61.355 mil litros de álcool suspeito de adulteração foi apreendida nesta quinta-feira (15), no km 408 da BR-242, em trecho do município de Seabra, na Chapada Diamantina, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante a fiscalização de trânsito, os policiais abordaram a carreta, que estava acoplada a dois semirreboques (tanque). Na vistoria, o condutor apresentou uma nota fiscal de transporte de álcool embarcado em Goianésia (GO) e que como destino a cidade de Ipojuca (PE).
Contudo, os policiais verificaram que as numerações dos lacres da carga divergiam dos dados informados na nota fiscal. Logo, com as inconsistências, foi acionada a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para realizar a análise da carga, pois há suspeita de que o combustível era adulterado.
Ainda será verificado também possível cometimento de infrações administrativas, visto que a substituição dos lacres durante o trajeto só pode ser feita com a presença de fiscais e com o devido registro em documento próprio, alerta PRF.
“O combustível adulterado acarreta em grave prejuízo ao fisco, ao meio ambiente e aos consumidores em geral, pois trazem prejuízos financeiros em razão de defeitos mecânicos apresentados nos veículos logo após o abastecimento com combustível irregular”, explica a PRF.
Jornal da Chapada