A prefeitura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, divulgou na última sexta-feira (23), uma nota pública sobre o retorno às aulas presenciais na rede de ensino. Essa nota, assinada em conjunto com as secretarias de Saúde e Educação, descreve os diversos motivos que precisam ser avaliados, criteriosamente, antes da decisão do retorno de professores e estudantes ao novo ensino híbrido. Dessa forma, a gestão da prefeita Juliana Araújo (PL) só vai autorizar o retorno às aulas após decisão dos órgãos municipais.
Em destaque, a prefeitura aborda que “o quadro docente da rede ainda não tomou a 2ª dose da vacina; o município não possui leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]; as escolas, do ponto de vista de infraestrutura, precisam ser adaptadas para o retorno”. Outras questões como transporte escolar e alimentação estão adaptados ao Ensino Remoto, bem como apenas 20,9% das famílias apoiam o envio dos seus filhos para aulas presenciais nas escolas.
A nota pública também dispõe de exemplos substanciais, que ocorreram com tentativas de retorno às aulas, em outros estados do Brasil e países, em meio à pandemia do novo coronavírus. “Temos observado que países que retornaram de forma prematura e sem o devido planejamento suas aulas durante a pandemia tiveram resultados caóticos. Como exemplo a Coreia do Sul”, aponta a nota.
“Não distante, no dia 10 de agosto de 2020, 106.294 mil alunos do Ensino Médio
da Rede Estadual de ensino do Amazonas começaram uma experiência de retorno às
aulas na capital. Menos de duas semanas depois, o governo resolveu testar 1.064
professores que estavam trabalhando nessas escolas e o resultado fez com que o
governador Wilson Lima [PSC] desistisse do plano de retorno do ensino fundamental:
quase um terço desses professores [342] testaram positivo para o novo coronavírus”, revela.
Portanto, “com intuito de salvaguardar os alunos, professores e demais munícipes de Morro do Chapéu, somente quando houver plena certeza que não colocará em risco às partes envolvidas, e após determinação da prefeitura de Morro do Chapéu com o respaldo da Secretaria Municipal de Saúde, o retorno às aulas será possível”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.
Veja a nata na íntegra