O médico Thales Bretas, viúvo do ator Paulo Gustavo, fez uma publicação nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (6), falando que pretende manter o trabalho que o ex-marido fazia nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). “Que homenagem linda e emocionante!!! No @santuariosantadulce, onde o PG ajudou a construir um hospital pra tratar de pacientes oncológicos. Missa linda, emocionante! Quanto amor o @paulogustavo31 ajudou a espalhar!!! Quero continuar com essa missão!”, disse Thales Bretas.
Outros familiares de Paulo Gustavo, como o pai e a irmã, Juliana Amaral, também participaram das homenagens ao ator nesta sexta, em Salvador. Em vídeo, Thales mostra a superintendente da Osid e sobrinha da Santa Dulce dos Pobres, Maria Rita Pontes, emocionada lendo uma carta em homenagem a Paulo Gustavo.
“No corredor de acesso a esses espaços vamos percorrer o caminho do amor perfeito e sentir a doce luz do amor de Dulce pelos mais necessitados. Tenho certeza, seremos recepcionados por santa Dulce e por dona Hermínia [personagem de Paulo], que juntas, lá do céu, continuam nos protegendo e a nos lembrar que amar e rir é a única maneira de sermos felizes e que devemos, mesmo em meio à tristezas e tempestades, seguir como girassol para aqueles que nos rodeiam. Ai que saudade, meu amigo. Uma saudade que hoje encontra alento na certeza de que você, meu querido amigo, está em cada criança, idoso, homem e mulher acolhidos nas obras de Irmã Dulce. É você que vejo quando ando pelos corredores. Saudades”, leu Maria Rita.
Na manhã desta sexta-feira, Paulo Gustavo foi homenageado pelo Santuário de Santa Dulce dos Pobres, na capital baiana. A instituição realizou uma missa de três meses da morte do ator. Thales Bretas e outros familiares, vieram à capital baiana e acompanharam presencialmente o momento eucarístico.
A missa foi conduzida pelo frei Giovanni Messias, reitor do santuário. Durante a celebração, o frei destacou a paixão do ator pela obra de Santa Dulce e o engajamento dele com as Osid. Ao final da homilia, o público homenageou o artista com uma longa salva de palmas.
“A vida de Paulo Gustavo é o que, senão o sorriso de Deus na nossa vida? A alegria de Deus na nossa vida. A alegria de Paulo Gustavo nos contagiava, contagia a todos nós. Por isso, hoje, olhemos o exemplo de Santa Dulce e o de nosso amigo Paulo”, disse o frei durante a missa.
Após a celebração, foi apresentado a família de Paulo, um espaço que homenageia o ator. Uma imagem da Santa Dulce foi colocada ao lado de Dona Hermínia, personagem mais famoso interpretado pelo humorista, na trilogia de filmes ‘Minha Mãe É Uma Peça’.
Em seguida, em mais um momento de emoção, o grupo, acompanhado da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, foi recepcionado por profissionais e pacientes da instituição e visitou as instalações da Unidade Dona Dulce (UDD), que Paulo apadrinhou, assumindo a construção do núcleo voltado ao atendimento de pacientes com câncer assistidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce.
O humorista era devoto da religiosa e conheceu as obras em 2017, após assistir ao filme que conta a história da baiana, quando ainda era freira. Desde então, a paixão pelo trabalho desenvolvido por ela cresceu.
Ele era colaborador ativo, chegando a doar R$ 1,5 milhão para o Hospital Santo Antônio, administrado pela instituição e que atende pacientes com câncer na Bahia. Também destinou R$ 386 mil para a compra de 33 monitores cardíacos para as enfermarias da unidade.
Durante a pandemia, ajudou na aquisição de equipamentos de proteção para as equipes que trabalham no local, além de testes rápidos para detecção da Covid-19.
Em um dos aniversários, Paulo Gustavo chegou a ganhar um vídeo de parabéns dos trabalhadores das Osid. Paulo Gustavo morreu no dia 4 de maio, aos 42 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, após passar mais de 50 dias internado. Ele deixou o marido, Thales, e dois filhos pequenos, Gael e Romeu. A redação é do site G1 BA.