A técnica de pentatlo moderna da Alemanha, Kim Raisner, foi desclassificada das Olimpíadas de Tóquio-2020 no último sábado (7), por dar um soco em um cavalo, conforme informações da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).
O fato aconteceu na última sexta-feira (6). Na ocasião, Annika Schleu liderava a competição. Contudo, ela não conseguiu controlar o cavalo Saint Boy, que a acompanhou na prova de hipismo.
Chorando bastante, a atleta foi vista tendo grande dificuldade para montar no cavalo que ela havia designado para pular, uma vez que o animal estava deferindo vários golpes.
Com o animal se recusando a pular os obstáculos, a alemã ficou em 31º lugar, por não conseguir terminar o percurso. A UIPM afirmou que expulsou Kim Raisner “até o fim das Olimpíadas de Tóquio”.
A decisão foi tomada após análise do “vídeo que mostrava a senhora Raisner aparentando golpear o cavalo Saint Boy, montado por Annika Schleu, com seu punho durante a disciplina de equitação da competição feminina de pentatlo moderno”.
Os atletas costumam receber os cavalos para competir aleatoriamente e possuem apenas 20 minutos para se relacionarem com os animais antes da rodada de saltos.
No entanto, episódios como estes fizeram com que debates sobre a modalidade de hipismo nas Olimpíadas começassem a repercutir na ‘web’. Jornal da Chapada com informações de AFP e CNN.