A tradicional romaria na Gruta da Lapinha marcou a continuação dos festejos religiosos no município de Ibiquera, na Chapada Diamantina. O evento aconteceu na última sexta-feira (6) e, nesta quarta-feira (11), a gestão municipal explicou como aconteceu as celebrações que seguiram todas as recomendações sanitárias contra a covid-19.
Ponto turístico de Ibiquera, a Gruta da Lapinha é um dos locais mais procurados por romeiros. O prefeito Ivan Almeida (PP) e demais autoridades políticas e locais prestigiaram o evento religioso e defendeu a romaria como uma ação do turismo religioso e ecológico.
“A Lapinha é um local de muita importância não só para mim, mas para todo povo ibiquerense e, também, da Chapada Diamantina, que conhece a história da Gruta”, diz o político progressista. “Muitos de nós crescemos indo visitar o local no dia 6 de agosto. A Lapinha faz parte da nossa história religiosa e cultural há décadas e de forma alguma poderemos abandoná-la. No que depender de nossos esforços, permaneceremos lutando para proteger nosso patrimônio turístico, cultural e religioso”, comenta Ivan.
Missa
Presidida pelo padre Ednaldo, da Paróquia de Utinga, este ano a missa foi celebrada com a presença da comunidade religiosa do padroeiro do município, ‘São José’. Além disso, a missa é liderada pela atual secretária municipal de Meio Ambiente Joselina Alves. Participou também Izabel Maria de Almeida, conhecida como ‘dona Beta’, a mãe do prefeito Ivan, que é uma presença constante nos seguintes quesitos: religião e assistência social.
Outras autoridades políticas e locais também prestigiaram as festividades, como os vereadores e os secretários municipais, como o titular de Cultura, Esporte e Lazer, Esperidião Alves de Abreu Netto, o popular ‘Dão de Abreu’. O evento aconteceu por duas horas e teve em todas as ações, desde a carreata pelas ruas de Ibiquera, até a gruta, a participação da comunidade local.
A formação rochosa fica localizada à margem da BR-242 e pertence ao município chapadeiro de Ibiquera. ‘Gruta da Lapinha’, além de chamar a atenção dos religiosos, é um dos pontos turísticos mais visitados e frequentados na região da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada