Em homenagem a Santa Dulce, a programação do projeto ‘Caminho de Santa Dulce dos Pobres’ teve início na última sexta-feira (13), no ‘Assentamento Nova Cana Brava’, em Boa Vista do Tupim na Chapada Diamantina. O primeiro dia de celebração foi marcado com a alvorada. Às 6h foi realizado o café comunitário e às 8h30 uma missa solene.
“No momento houve a celebração da missa em homenagem a Santa Dulce onde apresentamos para a população o ‘Caminho de Santa Dulce dos Pobres’ junto com a inauguração e benção do novo Cruzeiro”, revelou a nota de assessoria. Os fiéis ainda foram contemplados com a procissão veicular pelo ‘Caminho da fé’, finalizando com momento de oração.
Já neste sábado (14), os religiosos puderem participar da oficina de construção coletiva da rede de turismo religioso, do Caminho de Santa Dulce dos Pobres. A abertura da oficina teve início as 8h30, e contou com a presença do prefeito Helder Lopes (PSDB), o popular ‘Dinho’, representantes do setor de turismo e integrantes da igreja católica.
Estiveram presentes o prefeito de Marcionilio Souza, Hermínio Mercês (PP), o popular ‘Corró’, padre Roque, a representante da comunidade Vera Abreu, ‘Verinha’, Rosemma Maluf, secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia, presidente da Câmara, João Itajair e vereadores da mesa diretora.
Durante a oficina houve a apresentação do projeto, mostrando sua concepção, ações estratégicas e projeto urbanístico para o assentamento. Grupos de trabalhos foram montados em seguida no intuito de dialogar e alinhar expectativas das instituições e comunidade, dando prosseguimento com apresentação de resultados e deliberações. O evento foi encerrado com almoço, dentro dos protocolos de saúde para prevenção da covid-19.
A celebração finaliza neste domingo (15) e, conforme a programação, às 7h haverá um passeio ciclístico acompanhado com carreata. O circuito será de 35 km com concentração no ‘Assentamento Pé do Morro’. O ponto de encontro para as atividades será na escola José Joaquim Ramos, em ‘Cana Brava’.
“A participação e colaboração do assentados neste projeto tem sido de imensa importância uma vez que o nosso objetivo é justamente expandir as oportunidades para os locais”, aponta a nota.
Jornal da Chapada