Uma explosão de bomba em uma mineradora assustou, nesta quinta-feira (19), os moradores das comunidades Bocaina e Mocó, localizadas no município de Piatã, na Chapada Diamantina, local de exploração mineral. Relatos de moradores afirmam que o impacto, que aconteceu por volta das 12h30, aumentou as rachaduras das residências e propiciou a fuga dos animais.
Acontecimentos como esse, que são recorrentes no município, inclusive no turno da noite, levam aos impactos socioambientais e consequentes problemas de saúde. Conforme o grupo ‘Sos Bocaina e Mocó’, as explosões acontecem diariamente nas localidades. Contudo, essa explosão teve um impacto mais forte.
“Estas explosões acontecem todos os dias. Mas hoje a explosão foi muito mais forte que o habitual”, relata o grupo ao comentar que o som foi “ensurdecedor feito trovão”. Na ocasião, residências chegaram a tremer e os moradores, inclusive de comunidades vizinhas, se assustaram com o alto barulho.
Esse tipo de reclamação é antiga, visto que os moradores costumam se queixar da poeira e barulho de minério e seus impactos com a atividade de mineração de ferro da empresa ‘Brazil Iron’ (confira aqui e aqui).
Durante as explosões, uma grande quantidade de pó acaba se dispersando no ar. “Neste momento, a gente não consegue nem ver a casa do vizinho. Depois esse pó assenta nas plantações, nas casas e nas nascentes”, relata o grupo em publicação.
Esse grupo já vem se posicionando frequentemente em razão das consequências negativas das mineradoras, realizou um abaixo-assinado, que conta, até o momento, com 339 assinaturas. O documento informa que a empresa mineira britânica tem sido “infame, olhando para o seu descuido no que diz respeito à proteção ambiental”.
Jornal da Chapada