Os grupos produtivos ‘Coisas dos Quintas’ e ‘Doces das Oliveiras’, dos municípios de Saúde, na Chapada Norte, irão comercializar R$ 120 mil em produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Estes grupos estão sendo apoiados pelo Governo da Bahia, por meio do projeto Pró-Semiárido.
Todos os grupos receberam investimentos para equipar as cozinhas comunitárias, em capacitações, aquisição de fardamentos, barracas para comercialização e são acompanhados continuamente pela equipe técnica do projeto e de Assessoramento Técnico Contínuo (ATC).
Dentre os itens que serão entregues para distribuição na merenda escolar do município estão hortaliças, frutas, verduras e produtos fabricados a partir do processamento da mandioca e de frutas cultivadas nos roçados e quintais das famílias agricultoras, como beijus, biscoito, farinha, polpas de frutas e outros.
“A participação e credenciamento das entidades conveniadas e representantes das comunidades foi uma conquista para os grupos e para nós, equipe do Pró-Semiárido, por meio da integração dos componentes produtivo e social, políticas públicas e agroindústria, com os agricultores e agricultoras”, destaca o técnico em agroindústria, Marcos Andrade.
Os grupos foram auxiliados na construção das propostas. “Este é um trabalho que busca cumprir o objetivo do projeto, que é de ir além das metas estabelecidas nos planos e assegurar a sustentabilidade das ações desses grupos após a conclusão do projeto”, assinala o assessor de políticas públicas, Izaías Reis.
O acesso a mercados institucionais faz parte da estratégia de sustentabilidade do projeto Pró-Semiárido. De acordo com a representante do grupo Coisas dos Quintais, Sônia Maria Araújo o apoio do projeto gera uma motivação.
“Nos motivaram a participar da licitação e a levar nossos produtos para população, produtos saudáveis, vindo direto da roça dos agricultores e agricultoras da nossa comunidade, dando a oportunidade a muitos em relação a renda”, pontua Sônia.
O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Jornal da Chapada