O evento-teste de Salvador, organizado pela prefeitura da capital baiana, está previsto para acontecer no dia 26 de agosto, marcando a retomada do entretenimento na Bahia, que foi interrompido em razão da pandemia de covid-19. Anteriormente, o evento estava planejado para acontecer no mês de julho, mas precisou ser adiado por conta da variante delta. Segundo a gestão de Salvador, são esperadas 500 pessoas convidadas de forma individual no estacionamento do Centro de Convenções.
Os convidados entrarão por cinco acessos diferentes, para evitar aglomerações. Estima-se que seja um evento de 3h de duração com duas grandes atrações da música nacional. Logo, a composição da grade musical fica: abertura, show nº1, intervalo com apresentação de DJ, show nº2 e encerramento. Na ocasião, as medidas já conhecidas serão aderidas, como uso de máscara, álcool gel, aferição de temperatura, visto que pessoas acima de 37,8ºC serão barradas.
Serão também utilizados aplicativos, sites, QR Codes e reconhecimento facial para controlar a entrada no evento, o acesso aos banheiros e a compra de alimentos e bebidas. Os convidados precisam estar testados e ter tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19 há, no mínimo, 20 dias. Além disso, também há possibilidade de que o público seja composto seja, em sua maioria, composto por pessoas que já concluíram o esquema vacinal.
Esta questão ainda permanece em análise. Além da pista do estacionamento, haverá um lounge com capacidade para quatro convidados, que representarão as entidades envolvidas no planejamento do evento, profissionais de saúde, da imprensa e de marcas ligadas ao setor estarão presentes.
A Prefeitura está trabalhando em conjunto com entidades do setor como a Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), Associação dos Profissionais de Eventos (APE), Associação Baiana dos Produtores de Eventos (Abape), Associação do Coletivo de Entidades de Matriz Africana (Acema) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Estadual Bahia (Abeoc). Apesar da expectativa, ainda é preciso definir uma série de diretrizes.
Pós-festa
Os convidados do evento deverão disponibilizar os dados para acompanhamento pós-festa. Este monitoramento terá duração de pelo menos duas semanas. Após 15 dias do evento, todos precisarão apresentar um novo teste RT-PCR para levantamento de dados sobre o número de contaminados no evento, visto que de acordo com a prefeitura o intuito é demonstrar quais protocolos devem ser adotados nas festas da capital baiana, enquanto o coronavírus ainda circular entre a população.
“A gente precisa ver qual vai ser o formato que se sustente que tenha condições de quem realiza o evento possa empreender, e a nossa preocupação é com toda cadeia que envolve os eventos. Tem gente que está há 1 ano e meio sem receber 1 real de renda”, pontuou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM). Jornal da Chapada com informações de Correio 24 horas.