Com o investimento de R$1,3 milhão, a ‘Escola Municipal São Vicente’ foi entregue nesta quarta-feira (25) pela prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A comunidade da zona rural, ‘Vila São Vicente’ aguardava a entrega do equipamento público para reforçar a educação na região. Conforme o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), a unidade escolar ainda vai conseguir atender diversas localidades adjacentes.
O gestor chapadeiro está investindo amplamente na educação pública municipal e já investiu mais de R$11 milhões em reformas e construções de escolas. Esta unidade, que foi inaugurada com a participação de autoridades municipais e membros da comunidade, é uma das cinco escolas que já foram construídas e entregues pela administração, além das oito que foram reformadas e ampliadas. Há ainda duas escolas que estão sendo construídas e serão entregues, após conclusão, para os itaberabenses.
Com uma área ampla, a unidade escolar conta com seis salas de aula com ar-condicionado, sala de professores, sala de coordenação, sala de direção, secretaria, biblioteca, refeitório, cozinha, banheiros, parque infantil e área de lazer. “As ações continuam no setor de educação. Vamos ampliar ainda mais o acesso e criar meios de inserir, cada vez mais, crianças, jovens, adultos e idosos no processo de formação”, salienta o prefeito Ricardo em contato com o Jornal da Chapada. A inauguração contou com a presença da secretária municipal de Educação, Nogma Britto, e com representantes da gestão, como a suplente de deputada estadual Kátia Bacelar (PL).
A escola ‘São Vicente’ atende nas modalidades de educação fundamental I e II, anos inicias e finais, e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJA). São, até então, 129 alunos matriculados para o turno matutino e 152 estudantes para o turno vespertino. Na unidade são recebidos estudantes que residem em localidades da região, como: ‘Fazenda Canaã’, ‘Fazenda Limão’, ‘Fazenda Lua Nova’, ‘Sítio Charme’, ‘Fazenda Poço do Capim’, ‘Quixaba’, ‘Poço Dantas’, ‘Fazenda Santo Antônio’, ‘Fazenda Santa Lúcia’, ‘Fazenda Conquista’ e ‘Fazenda Reserva’.
Jornal da Chapada