O contrato de concessão do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) será assinado por Jair Bolsonaro (sem partido), no povoado de Sussuarana, no município de Tanhaçu, na Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (3). O ato acontece às 9h. A presença do presidente ainda não foi confirmada pelo Ministério da Infraestrutura, mas sites regionais publicam a confirmação.
Após assinatura do contrato, a Bahia Mineração (Bamin) será a concessionária de 537 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no trecho ferroviário entre Ilhéus e Caetité. A Bamin terá 180 dias para elaborar um programa detalhado de ações para ser entregue à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Em uma concessão que vai durar 35 anos, a empresa deve concluir a ferrovia, que tem o trecho I com 74% das obras físicas finalizadas. As obras da Fiol I estão praticamente paradas desde meados de 2015, em razão da crise econômica e desdobramento da operação Lava-Jato.
Estima-se que a obra da Fiol possibilite a criação de 55 mil empregos diretos e indiretos. O trecho da ferrovia atravessará as cidades de Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité. Jornal da Chapada com informações de Muita Informação.
Leia também
#Chapada: Bolsonaro desembarca em Tanhaçu na próxima sexta para autorizar retomada das obras da Fiol