O PDT da Bahia abriu um processo de expulsão contra os deputados Samuel Júnior (estadual) e Alex Santana (federal). O anúncio foi dado nesta quarta-feira (8), pelo presidente da sigla no estado, Félix Mendonça Jr.
“Demos início hoje ao processo de expulsão do PDT do deputado federal Alex Santana e do deputado estadual Samuel Araújo. O motivo: a infidelidade partidária explicitada na participação dos dois em atos, votações e postagens contrárias às decisões do partido”, publicou no Twitter.
“Além da expulsão, o PDT, por meio da sua Executiva nacional, deve pedir o mandato dos dois deputados, que só foram eleitos pelo coeficiente eleitoral e, como tal, deveriam seguir as orientações pedetistas. Nós temos candidato a presidente e ele se chama Ciro Gomes”, completou Félix Mendonça Jr.
O Portal M! procurou os parlamentares. Eles informaram que não foram comunicados oficialmente sobre a decisão do presidente da sigla. “Não tenho nada a declarar. Acho que o partido está fazendo a missão dele. Minha relação com Félix é muito boa. Eu desde sempre deixei muito claro a ele com minha relação as pautas do governo federal”, afirma o deputado Alex.
Na mesma linha de pensamento, Samuel Júnior diz que acredita que este é um caminho natural, a partir do momento que houve uma divergência. “Se observar direito, eu não mudei de lado desde quando fui eleito em 2018. Sempre deixei claro no partido sobre meu posicionamento. Quem mudou de lado foi o partido em 2020”, disse.
Alex Santana ressalta que não apoia nenhuma atitude antidemocrática e a desmoralização dos poderes, “mas entendo que tenho o direito de me aproximar daquilo que me identifico. Minha base eleitoral dá respaldo para isso: são as pautas da família, dos valores do princípio cristão. Entendo totalmente o direito do partido em posição do presidente do partido da Bahia”, diz.
Namoro com outras siglas
Perguntado sobre a ida para outra sigla, Alex Santana disse que tem dialogado com partidos como o PL e o PP. “A gente conversa com muitos partidos, como o do ministro Roma, tivemos uma conversa com o PP. Existe várias frentes de diálogo há um certo tempo”, pontuou. Já Samuel disse que se identifica com o PP. As informações são do portal Muita Informação.