O município de Iraquara, na Chapada Diamantina, registou, no final da tarde de terça-feira (28), um princípio de incêndio próximo ao povoado de ‘Riacho do Mel’, conforme informações passadas para a Base Chapada. Desde às 5h30 da manhã desta quarta-feira (30), uma equipe de bombeiros está no local.
Outros focos de incêndio permanecem na Bahia, de acordo com atualização desta quarta-feira (29) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB). Em Luís Eduardo Magalhães, o combate permanece na comunidade de ‘Rio das Pedras’, com o apoio de duas aeronaves. Em Ibotirama, o combate também continua na região do ‘Cercado’.
Os bombeiros também realizam o monitoramento na região de ‘Cantin’ e ‘Tancão’, em Macaúbas. Em ‘Buqueirão’, próximo aos locais combatidos, os bombeiros iniciam um novo combate. No povoado de ‘Baixãozinho’, em Campo Alegre de Lourdes, o combate continua. No local, uma aeronave remotamente pilotada segue dando apoio na operação, realizando monitoramento das áreas afetadas.
No município de Barreiras, vários focos de incêndio foram combatidos. Logo, foi controlada a propagação do incêndio pelo lado oeste, por meio de aceiros com a utilização de trator e materiais. Com a confecção de aceitos, focos de incêndio na área de uma fazenda também foram controlados. Duas aeronaves estão dando apoio através do lançamento de água e monitoramento aéreo.
Em Riachão das Neves, o combate acontece na localidade de ‘Caripar’. O grupamento está atuando protegendo pontos sensíveis como residências e nascentes com auxílio e orientação de moradores locais. Na cidade de Barra, o combate permanece na comunidade do ‘Igarité’. Um quilômetro de linha de fogo foi debelado. O monitoramento aéreo está sendo feito por duas aeronaves locais, além do lançamento de água nos focos.
Já em Formosa do Rio Preto, o combate permanece no ‘Vilarejo Pavão’. Na região de ‘Ouro’, o combate também continua. Na eólica do município de Uibaí o combate está acontecendo ainda. Nesse município, além do apoio de dois aviões e brigadistas, os bombeiros se dividiram em dois grupos de trabalho.
Jornal da Chapada