O terceiro encontro territorial de dirigentes municipais de educação do território de identidade Piemonte do Paraguaçu foi marcado por palestras e discussão sobre educação regional na última quarta-feira (29), na cidade de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina.
Esse evento teve a presença de profissionais de educação de 12 municípios dos 13 que compõem o Núcleo Territorial de Educação (NTE/14), com sede na cidade chapadeira. O encontro foi organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itaberaba, dirigida pela pedagoga Nogma de Andrade Britto, que também é diretora territorial da Undime.
Participaram do evento os secretários de educação dos municípios de Itaberaba, Macajuba, Lajedinho, Boa Vista do Tupim, Itatim, Rafael Jambeiro, Mundo Novo, Tapiramutá, Iaçu, Piritiba, Santa Terezinha. O titular da pasta de Ruy Barbosa não compareceu e, em contrapartida, houve a presença dos municípios de Andaraí, Ibiquera e Marcionílio Souza.
O presidente da Undime Seccional da Bahia, Raimundo Pereira, a assessoria técnica da Secretaria de Educação de Andaraí, Isa Dourado, e o controlador geral de Itaberaba, Ueslei Maike, também participaram do encontro.
O objetivo foi para discutir a educação regional, com foco no desafio da volta do ensino semipresencial nas escolas.
Na ocasião, foi discutida a missão da educação, houve troca de experiências e debate sobre a importância dos protocolos de saúde. Os palestrantes ainda abordaram a importância da realização das Conferencias Municipais e a contratação do Transporte Escolar.
“Em uma sociedade na qual as informações estão em todos os lugares, a concorrência pela atenção dos alunos chega a ser desleal. Assim, mais do que buscar uma aprendizagem personalizada é preciso encontrar uma forma de aproximar aluno e professor e consequentemente a Escola da Família”, pontuou Nogma Britto que fez a abertura das palestras.
O evento contou ainda com a participação ativa de Valdeci Silva Carvalho, diretora do NTE 14. “Os encontros são foros importantes e necessários para que haja um alinhamento com a troca de experiencias, dos saberes, sobre o ensino Hibrido que está vindo agora, fazendo com que nossos profissionais repensem a forma de pensar Educação”, ressalta Carvalho.
O encerramento do evento aconteceu no alto do Monte Bom Jesus, onde foi oferecido um coquetel ao som de voz e violão para que os visitantes pudessem curtir e relaxar com um surpreendente pôr do sol e visão privilegiada de Itaberaba ao anoitecer. “Relaxamos após um dia intenso e produtivo”, sintetiza a secretária Nogma.
Jornal da Chapada