Inspiração para o protagonista do desenho animado ‘Pica-Pau’, o pica-pau-bico-de-marfim, espécie com penas vermelhas na cabeça, será declarado extinto, conforme informou, na quarta-feira (29), o Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos. Além dele, 22 espécies de pássaros, peixes e uma planta também serão considerados extintos.
De acordo com o jornal New York Times, na lista estão 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta. A maioria dos animais não são avistados desde a década de 1980. Já o pica-pau-bico-de-marfim foi visto, pela última vez, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, em 1944.
Mudança climática e outros fatores, como desenvolvimentos excessivo, poluição da água, competição de espécies invasoras e extração de madeira, podem tornar os desaparecimentos das espécies mais comuns. Assim, especialistas ressaltam que as extinções são consequências das mudanças ambientais ocasionadas pelo ser humano.
Com isso, uma consulta pública foi aberta pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos. Os cientistas e cidadãos terão duração de 60 dias para fornecimento de informações sobre as 23 espécies. Após o encerramento do prazo, a lista com os animais e plantas extintas será oficializada. Jornal da Chapada com informações de New York Times e Correio Braziliense.