Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o caminhão bitrem, que transportava eucaliptos, bateu no ônibus, na BR-101, no sul da Bahia. O acidente terminou com 12 mortes e 22 feridos.
O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (29), no Km-703. A imagens, que são de câmeras de dentro do ônibus, mostram o momento que o veículo é atingido pela carga de eucaliptos.
As câmeras estavam localizadas na frente e em cima do motorista do ônibus e nos passageiros. Também é possível ver a carga desprendendo do caminhão bitrem e se chocando com o veículo. As imagens mostram que o acidente aconteceu às 19h59.
Na noite de quinta-feira (30), a maioria dos corpos das vítimas já tinha sido liberada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis. Os sepultamentos de Ana Aline dos Santos, de 25 anos, e das filhas dela, Safira Nascimento, de 10 anos, e Samiry Nascimento, de 1 ano e cinco meses, que morreram abraçadas, ocorreram na cidade de Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia.
No final da manhã desta sexta-feira (1º), o motorista de caminhão envolvido na batida se apresentou à polícia e foi liberado após ser ouvido.
Ainda na quinta-feira, um dos advogados dele informou que o condutor fugiu sem prestar socorro às vítimas porque ficou com medo de ser linchado pelas testemunhas e sobreviventes. O advogado detalhou ainda que o local estava sem sinal de celular.
O caso é investigado pela delegacia de Eunápolis. As imagens das câmeras do ônibus serão periciadas e a polícia irá comparar o registro com a versão apresentada pelo suspeito. Ainda não há detalhes sobre o conteúdo do depoimento dele. Momentos após o acidente, passageiros do ônibus registraram, em vídeo, o ocorrido.
As imagens mostram muitas pessoas em pé, acompanhando o socorro prestado por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Também no vídeo é possível ver alguns feridos no chão, aguardando para serem atendidos. Houve uma confusão no local e pedaços de eucalipto ficaram espalhados por toda a pista.
A empresa do coletivo é a Rota Transportes. Por meio de nota, a companhia lamentou a morte do motorista e informou que está dando assistência aos passageiros feridos e às famílias dos que morreram.
A Rota Transportes também enviou um Boletim de Acidente de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que mostra que o motorista do caminhão bitrem, se envolveu em um acidente semelhante, com o mesmo veículo, em 20 de maio deste ano.
No documento, a PRF afirma que a causa do acidente, naquela oportunidade, foi velocidade incompatível para a realização da curva.
Depois que o ônibus foi retirado da pista, ele foi levado para um galpão. O veículo ficou totalmente destruído, principalmente na frente, onde fica a cabine do motorista. [Veja vídeo abaixo]
Todos os vidros foram quebrados e as poltronas se deslocaram de lugar com o impacto da batida. Além disso, o motor e carroceria ficaram totalmente retorcidos.
Por meio de nota, a empresa mineira Gomes Transportes de Almenara, responsável pelo caminhão que transportava o eucalipto, informou que lamenta profundamente a situação.
A empresa também disse que o acidente foi causado por falha mecânica, que as circunstâncias ainda serão apuradas e que está prestando todo apoio necessário às vítimas. As informações são do G1 Bahia.