Um novo ramal ferroviário será construído na Bahia a partir de 2022. Anunciado nesta terça-feira (19), o empreendimento deve gerar um impacto econômico de cerca de R$2 bilhões e proporcionar a criação de três mil novos empregos somente para a realização das obras. O projeto, desenvolvido inteiramente com capital privado, proporcionará o escoamento do minério de ferro produzido em Piatã, na Chapada Diamantina, de forma mais eficiente e sustentável.
A responsável pelo investimento será a Brazil Iron, empresa de capital fechado com sede no Reino Unido. Os 120km de linha férrea que serão implementados serão conectados ao entroncamento da Ferrovia Integração Oeste Leste (FIOL) com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Brumado. O início dos trabalhos ocorrerá após a autorização do Ministério da Infraestrutura e do governo estadual. A duração prevista é de 36 meses.
“Este projeto representa um novo estágio para a produção de minério na Bahia sob todos os aspectos: seja na questão de extração, logística, peletização (agregar valor à matéria-prima), mas, principalmente, do ponto de vista de sustentabilidade e impacto econômico para o estado”, explicou Guy Saxton, CEO da Brazil Iron.
Com a nova interligação, a companhia britânica estima elevar a produtividade anual para cerca de 10 milhões de toneladas, gerando mais de 25 mil novos empregos para o estado baiano. Estudos preliminares estimam que as reservas da empresa estejam em torno de aproximadamente 700 milhões de toneladas de minério de ferro.
Sobre a Brazil Iron
Empresa de capital fechado com sede no Reino Unido, a Brazil Iron atua no país desde 2011. A companhia possui, ao todo, 24 processos de mineração de ferro e manganês, concentrados na região do município de Piatã. Com informações de assessoria.