Um tornado atingiu a cidade de Porto Velho, em Rondônia, na tarde da última quinta-feira (28), e causou vários estragos durante o raro fenômeno, que durou alguns minutos. De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o fenômeno atingiu a categoria F0 na Escala Fujita — que mede a intensidade dos tornados e vai de 0 a 5.
Censipam aponta que os tornados são medidos pela quantia do estrago que ocasionam e não pelo tamanho físico e logo, o tamanho de um tornado indica a ferocidade dele. Na ocasião, estabelecimentos comerciais foram destelhados, fios de energia caíram, árvores e placas de sinalização foram derrubadas na cidade e demais estragos foram causados.
Na BR-364, uma placa de sinalização foi derrubada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou o local por um momento para fazer a remoção. Em alguns locais, na medida em que as telhas e galhos voaram, o rompimento de cabos e acesso em alguns foram prejudicados. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.