Os moradores do município baiano de Uauá entregaram um ofício, no último dia 4 de novembro, ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), e ao secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti, cobrando a pavimentação asfáltica dos 32 km restantes da BA-314. A entrega aconteceu em Jaguarari e o ofício contou com mais de 1.400 assinaturas de integrantes das associações de localidades vizinhas.
A cobrança em relação à pavimentação do trecho que liga o contorno da mineração Caraíba – Jaguarari até o povoado de ‘Caldeirão da Serra’ – Uauá, no entroncamento com a BR-235, já vinha sendo alvo de manifestações por parte dos moradores. Na ocasião, o evento foi promovido pelo governo do Estado e a prefeitura de Jaguarari para a divulgação de obras no município, sendo uma delas a inauguração da recuperação asfáltica dos 48km da BA-314, da ‘Barrinha’ até o contorno da ‘Mineração Caraíba’. O encontro contou com lideranças comunitárias e políticas.
Durante a oportunidade, o governo, com intermédios dos deputados Zó (PCdoB), Fátima Nunes (PT) e outros, as reinvindicações pelo complemento asfáltico dos 32 km foram atendidos pelo governo da Bahia, que se comprometeu a elaborar o projeto que, segundo os moradores, “levará melhoria ao escoamento da agricultura familiar e aos produtores de caprinocultura, além de proporcionar qualidade de vida e bem-estar para quem necessita transitar com maior frequência nesse trecho”, salientou ao Jornal da Chapada (JC).
Em entrevista ao Jornal da Chapada (JC), o presidente da associação da comunidade de ‘Caldeirãozinho’, Maikon Gonçalves, havia relatado que a comunidade vinha reivindicando a elaboração de um projeto que resolvesse, de forma definitiva, os buracos e irregularidades da pista no quilômetro, por meio do asfaltamento.
Na época, o governo da Bahia reforçou ao JC que estava fazendo um levantamento técnico para início das obras. O levantamento, conforme o governo, tinha o intuito de “elaborar o projeto de pavimentação de 32 km da BA-314, do entroncamento do acesso à mineração até o entroncamento da BR-235, passando pelo povoado de ‘Caldeirãozinho’”.
Jornal da Chapada