O Sebrae firmou cinco convênios em prol do desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios na Bahia. As parcerias foram firmadas na manhã desta sexta-feira (10) com o Governo da Bahia e as prefeituras de Salvador e de Feira de Santana. Os documentos foram assinados durante o Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae, que a acontece na sede do Sebrae Bahia, no bairro do Costa Azul, na capital baiana.
Estiveram presentes no ato das assinaturas o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o vice-governador da Bahia e secretário de Planejamento do Estado, João Leão, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins.
Com o Governo do Estado, foi firmado convênio para a ampliação do Serviço de Atendimento ao Empreendedor. Já com a prefeitura de Feira de Santana, a parceria é focada no fortalecimento do empreendedorismo e da cultura da cooperação. Em Salvador, foram três parcerias: um projeto com foco em ações para tornar os pequenos negócios mais competitivos; a implantação do Sebrae Ecos no Espaço Colabore; e o fomento ao setor de Economia Criativa.
Jorge Khoury avaliou que as parcerias reforçam a atenção do poder público à melhoria do ambiente de negócios, sobretudo com o fortalecimento das micro e pequenas empresas baianas. “Temos a esperança e a convicção de que vamos conseguir superar as dificuldades impostas nesse período tão desafiador. Nesse sentido, a soma de forças das esferas pública e privada se fazem fundamental para que possamos trabalhar em prol do desenvolvimento social e econômico da Bahia”, destacou o superintendente.
Já Carlos Melles reforçou a importância do diálogo do Sebrae com o poder público e os entes políticos, lembrando da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que completou 15 anos em 2021. “Desde então, chegamos ao número de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas e 3 milhões de MEIs. Os pequenos negócios respondem por quase 80% dos empregos gerados em 2021 e esses números são fruto também da lei que transformou o país. Esses convênios assinados são uma mostra do que podemos fazer para, juntos, construirmos o Sebrae que o Brasil precisa”.
O vice-governador, João Leão, destacou a união entre o Sebrae, Governo do Estado e os municípios como o caminho para desenvolver pequenos e grandes negócios na capital e no interior. “Nosso termo de cooperação com o Sebrae já inaugurou 18 unidades do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE) pela Bahia e queremos chegar aos 417 municípios. Temos aferido um movimento da nossa economia, com o estado liderando a geração de empregos no Nordeste, com 118,7 mil postos de trabalho. Crescemos também 28,5% nossa taxa de exportações no acumulado do ano, chegando a US$ 9,14 bilhões. Com a ampliação da nossa parceria com o Sebrae, a tendência é fortalecer ainda mais este cenário econômico baiano”, afirmou.
O prefeito Bruno Reis também ressaltou parcerias de sucesso entre a Prefeitura da capital e o Sebrae, a exemplo do Espaço Colabore, no Parque da Cidade. “Estes atos assinados hoje iniciam um processo que darão continuidade a projetos que consolidam Salvador como cidade empreendedora, dando apoio e suporte técnico a empresas de pequeno e médio porte, a fim de gerar emprego e renda, tão importantes neste momento”, declarou.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, falou sobre as ações integradas com o Sebrae, que contribuir para planejar as ações de desenvolvimento dos pequenos negócios e fortalecimento do empreendedorismo no município. “Estamos integrados e com os esforços direcionados para a retomada econômica, após esse período de pandemia. É por isso que é fundamental estarmos desenvolvendo ações, nesse sentido, junto com o Sebrae”, reforçou.
Convênios
No âmbito do Governo do Estado, o convênio diz respeito à expansão de mais cinco pontos de atendimento do SAE – Serviço de Atendimento ao Empreendedor, sendo dois em Salvador, e outros três em Simões Filho, Eunápolis e Barreiras. Atualmente, são 18 SAEs em funcionamento na Bahia. Os espaços oferecem atendimento e orientação a donos de pequenos negócios e microempreendedores individuais.
Já em Feira de Santana, o protocolo de intenções assinado com a prefeitura tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a cultura da cooperação, com oferta de soluções empresariais voltadas a gestão, inovação, tecnologia e acesso a mercados.
Com a prefeitura de Salvador, foram assinados três documentos. Um protocolo de intenções para a implantação do Sebrae Ecos, que fará parte da ampliação da participação do Sebrae Bahia no Espaço Colabore. O objetivo é dar funcionalidade a dois novos módulos no local, tendo como foco a criação de um espaço dedicado a questões voltadas para a inovação e incorporação de práticas sustentáveis para as micro e pequenas empresas.
A outra parceria firmada entre o Sebrae e a prefeitura de Salvador diz respeito ao projeto Fortalecimento de Pequenos Negócios, cujo investimento chega a R$ 20 milhões e terá como objetivo desenvolver um conjunto de ações para tornar os pequenos negócios da capital mais competitivos e sustentáveis. Ainda em Salvador, o Sebrae vai estar presente no polo de Economia Criativa DOCA 1, no bairro do Comércio. Nessa parceria, o objetivo é apoiar e fortalecer os empreendedores de pequenos negócios criativos. Com informações de assessoria.