Atualmente, 72 municípios baianos estão em situação de emergência em razão das chuvas. Com isso, a população tem sido afetada com as enchentes e já são 18 mortos na Bahia por conta do temporal.
O governador Rui Costa, que permanece nesta segunda-feira (27), no Centro de Comando Único, criado pelo Governo do Estado, em Ilhéus, no Sul da Bahia, apelou para que a população não resista em deixar áreas de risco. O centro tem o intuito de centralizar as medidas emergenciais dessas cidades.
Rui pede para que as pessoas não resistam em sair das casas e não retornem para as suas residências após o nível de água abaixar, pois é necessária uma inspeção.
“Não resistam de sair das suas casas. Em hipótese nenhuma voltar para as casas e pegar objetos. Depois da casa alagada e da água está no teto, é preciso uma inspeção, mesmo que a água abaixa”, disse Rui ao explicar que, na maioria das vezes, quando a casa é alagada, muitas residências tendem a desmoronar, por conta da pressão.
Ouça o pronunciamento do governador abaixo:
“Se a orientação for sair de sua casa, feche a sua casa e saia o mais rápido possível”, completou. Na ocasião, Rui também agradeceu o apoio de outros Estados e do Governo Federal.
Durante o domingo (26), Rui coordenou reuniões de trabalho com secretários e técnicos, e hoje continuará sobrevoando e visitando as localidades mais críticas.
Quatro postos de apoio
O governador determinou a criação de mais quatro postos avançados de apoio para resgate, socorro e ações emergências em Itapetinga, Vitória da Conquista, Santa Inês e Ipiaú, além de Itamaraju e Ilhéus que já estavam funcionando com estrutura de Defesa Civil operacional.
Jornal da Chapada