Localizada entre os municípios de Cachoeira e Governador Mangabeira, no recôncavo baiano, a barragem de ‘Pedra do Cavalo’ aumentou a vazão, isto é, a quantidade de água liberadas pelas comportas da Usina, em razão das fortes chuvas que atingem a Bahia. A informação foi divulgada, no domingo (26), pela Votorantim Energia, empresa que administra a barragem.
A vazão da barragem, responsável por abastecer a Região Metropolitana de Salvador (RMS), pode chegar a 1.500 m³ por segundo, volume máximo de cada calha do rio, segundo as regras de operação.
No dia 22, todas as cinco comportas da barragem foram abertas para liberar maior volume de água e prevenir as cheias. No último domingo, a capacidade chegou a 63,50% do volume útil dos reservatórios.
Segundo a empresa, o procedimento, que pode ser de abertura ou fechamento, ocorre de acordo com a necessidade e faz parte das operações da Usina, realizadas de forma controlada para garantir a segurança.
A grande quantidade de água liberada pode apresentar diversos impactos ambientais e socioeconômicos. A grande liberação de oxigênio e de outros elementos na água, além da própria água nos rios, pode levar à morte dos peixes e comprometimento da mata ciliar. Além disso, as populações ribeirinhas e pescadores da região também podem ser afetadas. Jornal da Chapada com informações de Bahia Notícias.