Cinco inaugurações, mais de 100 mil atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), 215.325 refeições distribuídas, bem como 70.577 cestas básicas entregues a população em situação de vulnerabilidade, entre outros serviços essenciais para o social, realizados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) no ano de 2021, apesar da pandemia. Em 2022 não será diferente. Já está nos planos para o início de janeiro, conforme antecipa o secretário de Ação Social e Combate à Pobreza, Kiki Bispo, a inauguração de mais dois Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): um no bairro do Nordeste e o outro na Boca do Rio. Ainda, mais um Restaurante Popular, em Cajazeiras. “A novidade, porém, fica por conta do equipamento itinerante, que distribuirá alimentos a cada dia por diferentes bairros periféricos e todo esse trabalho já consolida Salvador como referência nacional em assistência social, conforme os próprios números confirmam”, comemorou o titular da pasta.
No quesito inaugurações, a nova sede da Sempre, localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio, atendendo 450 pessoas/dia por hora marcada com serviços diversos, sem fila e total comodidade para à população, mudou a realidade da Sempre. Batizada pelo prefeito Bruno Reis como a casa “dos pobres, de quem mais precisa, dos mais carentes de nossa cidade”, Kiki Bispo, reforça as palavras do prefeito, mas vai mais além e a auto intitula como a sede do desafio.
“Que, por conta do período de crise da COVID-19, levou a população a conhecer o sentido de que o trabalho pulverizado dá certo. Desde a sua inauguração, vivemos um grande desafio para reduzir o número de pessoas atraídas pela demanda aberta e, em especial, pelo cadastramento aos benefícios anunciados pelo Governo Federal, como Auxílio Brasil. Daí, fomos obrigados a montar uma força-tarefa para beneficiar os usuários, a testar diversas estratégias para atingir todo nosso público. No entanto, ao final tudo deu certo e o resultado foi a marca de 102.268 atendimentos entre inscrições e atualizações entre pessoas que abrangem as categorias pobreza e extrema pobreza no CadÚnico”, contabilizou, elencando que diariamente cerca de três mil cidadãos soteropolitanos são atendidos pelo setor.
Os serviços são ofertados em 10 Prefeituras-Bairros, no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), nos CadÚnicos Itinerantes, programa de sucesso realizado três vezes por semana nas comunidades carentes da cidade, nos dois novos postos de atendimento: no espaço Subúrbio 360, no bairro de Coutos e na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras e em 11 CRAs, mais um ponto de apoio na Codesal. Na Sempre, além das inscrições no Cadastro Único, a população tem acesso ainda a benefícios como os auxílios moradia, funeral, natalidade, viagem e emergência, etc.
Referindo-se aos CRAS, o secretário comemora a inauguração de três novas unidades de Centro de Referência de Assistência Social: Brotas, Castelo Branco e Lobato. “Todos com sedes próprias, salas de multiuso, três a quatro salas de atendimento, brinquedoteca, recepção, copa, almoxarifado, enfim com comodidades à altura para atender unidades públicas que atuam com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar, em decorrência da pobreza, vulnerabilidade, privação de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminação por questões de gênero, idade, etnia, deficiência entre outras”, pontuou. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio.
Os dois Restaurantes Populares (Pau da Lima e São Tomé de Paripe), conforme o secretário, cumpriram sua função acima da demanda estabelecida, e ofertaram 215.325 refeições em 2021. “Isso é mais do que gratificante. Saber que dia após dia durante doze meses, exceto sábado e domingo, matamos a fome de mais de 200 mil famílias, com refeição de qualidade, cujo teor nutricional é medido criteriosamente, é ter certeza de que cumprimos nosso papel. Sem falar, dos eventos que realizamos nos equipamentos que alegrou muitas famílias que estavam afetadas pelo momento de pandemia e tiveram a oportunidade de voltar a sorrir”, ponderou. “E não posso deixar de citar que está no planejamento estratégico de 2022 inaugurarmos um Restaurante Popular em Cajazeiras, um dos bairros mais populares de Salvador e outro itinerante, cuja ideia é sairmos diariamente com um ônibus com uma cozinha devidamente equipada em diferentes bairros periféricos”, confidenciou, sem esconder tratar-se de mais um projeto com cunho de “menina dos olhos”.
Por fim, ele citou 48.692 abordagens sociais, 4.817 acolhimentos institucionais, “um trabalho brilhante de tirar pessoas em situação de rua e levar para nossos abrigos, onde passam a ter todo apoio logístico e psicológico”, também no programa Recomeçar Sempre foram inseridos 312 participantes e muito mais ações. “E fazer de Salvador a capital que mais investe em políticas públicas voltadas para o social é o lema da prefeitura e seguimos buscando cumprir essa meta”, concluiu. As informações são de assessoria.