Antes das festividades de final de ano, alguns municípios chapadeiros chegaram a permanecer, por meses, com o número de casos ativos de covid-19 zerado. Outros municípios, por sua vez, estavam com números baixos. Mas atualmente, a realidade é outra: a média móvel de casos registrados vem aumentando no país.
Na Chapada Diamantina, municípios como Itaberaba, Lençóis, Utinga e Nova Redenção são alguns dos que possuem residentes com casos ativos. Confira dados da pandemia, divulgados pelas Secretarias Municipais da Saúde na quinta-feira (6).
Em Itaberaba, são nove casos ativos, 91 casos suspeitos e 100 casos sendo monitorados por equipes de saúde. De 7.635 casos confirmados pela doença desde o início da pandemia, 7.449 se recuperaram e 127 não resistiram às complicações do vírus.
No município de Lençóis, de 1.138 casos confirmados desde o início da pandemia, um caso está ativo, 1.116 casos estão curados e 21 pessoas morreram em decorrência das complicações da covid-19. No momento, 11 casos são enquadrados como suspeitos.
Já em Utinga, o número de casos ativos encontra-se em oscilação na última semana. Nesta quinta, 10 pessoas estavam ainda infectadas com a doença no município. Desde o início da pandemia, 1.719 casos foram confirmados. Destes, 1.693 se recuperaram e 16 morreram. Há, no momento, 45 casos enquadrados como suspeitos e 55 casos sendo monitorados por equipes médicas.
Em Nova Redenção, que tinha meses sem registro de casos ativos, uma pessoa se infectou com o vírus. O município contabiliza, ainda, quatro óbitos, um caso sendo monitorado e 204 casos curados.
Boa Vista do Tupim concentra dois casos ativos da covid-19. O município, desde o início da pandemia, registrou 435 casos confirmados. Destes, 422 casos se recuperaram e 11 casos não resistiram e faleceram. Há ainda dois casos sendo monitorados por equipes de saúde.
Jornal da Chapada