A barragem ‘Luiz Vieira’ sangrou no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, no último sábado (8), após 14 anos do mesmo evento ter ocorrido.
Além disso, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) determinou, no domingo (9), a abertura de comportas da barragem do ‘Rio Brumado’ que estava em cota máxima.
Com as fortes chuvas que atingiram Rio de Contas no sábado, o manancial atingiu a sua capacidade máxima de 99.353.000 m³.
A última vez que a barragem verteu foi no mês de abril de 2007. Essa barragem é responsável por abastecer, além de Rio de Contas, os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Brasílio.
Impactos
Em outubro de 2012, um ponto crítico ocasionou a interrupção da distribuição de água para irrigação, obtendo como consequência danos à fruticultura.
Já em 2019, o açude ‘Luiz Vieira’ teve ponto crítico com apenas 12 milhões de m³ de armazenamento. Logo, o imenso volume de água da barragem é visto como motivo de alegria para os moradores da região.
Rio Brumado
Com a abertura de comportas da barragem do ‘Rio Brumado’, o Dnocs alertou ribeirinhos, banhistas, criadores de animais e populares, para que evitem atividades às margens do rio, por medidas de segurança.
As comportas foram abertas, em cota máxima, por volta de 14h do domingo. O órgão reforça que o alerta não é motivo para pânico e sim, uma forma de prevenção para evitar acidentes. Jornal da Chapada com informações de Achei Sudoeste.