O escritor e guru de Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho, morreu aos 74 anos na noite de segunda-feira (24), nos Estados Unidos. O anúncio da morte foi feito por familiares nas redes sociais.
Ele estava internado em um hospital do estado de Virginia, nos Estados Unidos. Não foi informada a causa da doença. Ele havia sido diagnosticado com a covid-19 oito dias antes. O professor deixa a esposa Roxane, oito filhos e 18 netos.
“Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”, diz o comunicado.
Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto.
A morte de Olavo foi lamentada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Em uma publicação no Twitter, o presidente chamou Carvalho de “um dos maiores pensadores do nosso país”. “Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu o presidente. Jornal da Chapada com informações de G1 e Metro1.