As buscas pelo menino de 12 anos que desapareceu enquanto nadava no Rio São Francisco, em Juazeiro, norte da Bahia, completam sete dias nesta terça-feira (8). Josenilton Barbosa da Silva Junior saltou de uma estrutura na orla nova da cidade, quando mergulhou e não foi mais visto.
O caso aconteceu na quarta-feira (2). Segundo testemunhas, após o mergulho, ele conseguiu emergir na água duas vezes, pedindo socorro, mas depois afundou. Logo em seguida, o Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou o trabalho de resgate, mas até o momento o garoto não foi encontrado.
Bombeiros disseram que na área onde o garoto mergulhava o rio tem cerca de sete metros de profundidade, em condições normais. No entanto, com o aumento recente da vazão da Barragem de Sobradinho por causa das chuvas, esse volume aumentou. A estimativa é de que o nível do rio tenha subido, ao menos, mais oito metros, mas na última semana, já baixou dois metros.
Apesar dessa redução, nos últimos dias a correnteza do rio São Francisco permanece mais forte. Esses fatores, além de aumentar os riscos de afogamento, também têm dificultado o trabalho dos cinco bombeiros que atuam na região, tanto na margem baiana do rio quanto na pernambucana.
Pescadores e populares também têm auxiliado com o trabalho, pois o caso mobilizou os moradores de toda a região. A família também tem acompanhado as buscas e à reportagem da TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia em Juazeiro, parentes disseram que Josenilton Júnior não sabia nadar. Com informações do g1 Bahia.