Nova pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (9) revela que Lula (PT) venceria as eleições presidenciais no primeiro turno. O pré-candidato do PT segue na liderança com 51,7% dos votos válidos – excluídos intenções de brancos e nulos, além dos indecisos.
Lula lidera em todos os cenários estimulados, com percentual variando entre 45% e 47% – praticamente o mesmo verificado pela Quaest em Janeiro. Jair Bolsonaro (PL) segue na segunda posição oscilando entre 23% e 26%.
No cenário mais provável, Lula tem 45%, seguidor por Bolsonaro com 23%. Sergio Moro (Podemos) caiu mais dois pontos, de 9% para 7%, e está empatado com Ciro Gomes (PDT) que oscilou de 5% para 7%. É o segundo mês seguido que o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro cai dois pontos – em janeiro, a queda foi de 11% para 9%.
André Janones (Avante) aparece pela primeira vez na pesquisa empatando com João Doria (PSDB) com 2%. Simone Tebet (MDB) tem 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Nulos e brancos somam 8%, e os indecisos são 5%.
No segundo cenário – sem Janones, Tebet, Pacheco e D’Ávila – as variações ocorrem dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos: Lula fica com 45%; Bolsonaro, 24%; Moro, 9%; Ciro, 8%; e Doria, 3%.
Com Janones no lugar de Doria, o cenário fica igual, com o pré-candidato do Avante ficando com 2% das intenções. Sem Moro e Doria, Lula vai a 47%, Bolsonaro a 26%, Ciro a 9% e Janones marca 3%.
Na pesquisa espontânea, em que não são abertos os nomes dos candidatos, Lula é lembrado por 28%, Bolsonaro é citado por 16% e os demais concorrentes somam 4%. Quase metade, 48%, afirmaram estar indecisos, e 4% indicaram querer anular ou votar em branco.
Lula vence todos no segundo turno
O Quaest também confirmou a vitória de Lula em todos os cenários caso a disputa vá para o segundo turno.
O pré-candidto do PT vence Bolsonaro (54% a 30%); Moro (52% a 28%); Ciro (51% a 24%); Doria (55% a 16%); e Janones (56% a 14%).
Foram entrevistados presencialmente 2 mil eleitores, de 16 anos ou mais, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95% (se 100 pesquisas fossem realizadas, 95 apresentariam os mesmos resultados dentro da margem de erro). A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08857/2022. As informações são do site da Revista Fórum.