Pesquisa Real Time/Record, divulgada nesta quarta-feira (23), sobre a disputa ao governo na Bahia mostra que Lula (PT) é o principal cabo eleitoral dos candidatos do campo progressista que vão enfrentar ACM Neto (UB) nas eleições de outubro.
Principal nome do PT, o senador Jaques Wagner (PT-BA) empata tecnicamente com ACM Neto quando tem seu nome atrelado ao de Lula. Quando apresentado juntamente com Lula, Wagner soma 34% das intenções de votos, empatando no limite da margem de erro com o herdeiro do carlismo, que soma 40%.
Sem o nome de Lula, o senador petista tem 30% contra 45% de ACM Neto. Em terceiro na disputa aparece o nome do ministro da Cidadania, João Roma, que tem 9% e chega aos 12% quando é atrelado a Jair Bolsonaro (PL). Bernadete (PSOL) tem 5%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos 4%.
Otto Alencar
Com Otto Alencar, do PSD de Kassab, na disputa no lugar de Wagner, o cenário é o mesmo. Sozinho, o senador do PSD tem 17% contra 48% de ACM Neto. Com apoio de Lula, Alencar sobe 11 pontos e chega a 28% contra 44% do candidato da União Brasil.
Sondado também para seguir no Senado, Otto só decola em cenário sem o atual governador, Rui Costa (PT), que lidera a disputa com 46% da preferência do eleitorado – Alencar fica com 8% ao lado de Zé Ronaldo, do União Brasil.
Sem Rui Costa, Alencar vai a 23% e passa a liderar a disputa com 10 pontos de vantagem sobre o candidato de ACM Neto. A Real Time Big Data ouviu 1.200 pessoas por telefone. A margem de erro de aproximadamente 3,0% para um intervalo e confiança de 95%. Com informações da Revista Fórum.