As cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, registraram alagamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas que atingem os municípios desde a madrugada de quinta-feira (3). Os órgãos de Defesa Civil alertam para mais temporais até o próximo domingo (6). Por causa dos riscos, moradores estão temerosos de que a região volte a ser devastada por tempestades, como aconteceu em dezembro do ano passado.
Em Ilhéus, entre 3 horas da madrugada e a noite de quinta, foram registrados 82 milímetros de chuva – volume que era esperado para os próximos 30 dias. Com isso, várias ruas ficaram alagadas no centro e nas regiões periféricas da cidade. A prefeitura monitora os bairros onde há maior incidência de deslizamento de terra e registrou 30 chamadas de quedas de barrancos e rolamentos de pedras. Não há informações sobre feridos ou desabrigados.
Já em Itabuna, cidade vizinha, a previsão é de mais temporal nesta sexta-feira. A Defesa Civil emitiu um alerta com expectativa de 80 milímetros de chuva até o final do dia. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 100 milímetros de chuva devem ser registrados na cidade até o próximo domingo (6).
Chuvas de dezembro
No ápice do período chuvoso que devastou cidades no interior da Bahia, em dezembro do ano passado, o governo do estado decretou situação de emergência em 175 municípios, mais de um terço das 417 cidades baianas. Grande parte fica na região sul, como Itamaraju, Eunápolis e Medeiros Neto.
Quase 900 mil pessoas foram atingidas diretamente pelos temporais, que deixaram mais de 27 mil desabrigados. Cerca de 530 pessoas ficaram feridas e 26 morreram em decorrência das chuvas no estado. Com informações do g1 Bahia.