As propriedades medicinais e nutricionais do licuri serão debatidas no dia 18 de março, às 17h, no Coreto do Capão, no Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina. O evento é aberto ao público, de forma gratuita.
O evento será mediado pelo doutor Augusto Áureo, bastante conhecido na região chapadeira, juntamente com as professoras Maria Tereza e Márcia Vanusa, responsáveis por pesquisa acerca de comprovações dos benefícios medicinais e nutricionais do licuri na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A bióloga Renata Silva também abordará sobre o licuri, comentando o fato de ser uma árvore nativa da caatinga, presente na região chapadeira.
Esse trabalho de pesquisa na universidade federal acontece desde 2016. O intuito da pesquisa é a comprovação da veracidade das falas de que o óleo de licuri tem potencial fitoterápico. Inclusive, algumas patentes já estão em andamento.
As professoras adquiriram o óleo de licuri em uma cooperativa do município de Capim Grosso, na região chapadeira, em 2018. Nesse período, elas conheceram a comunidade da Escola Agrícola de Palmeiras, que também têm trabalho com o licuri.
Com isso, as professoras vêm abordando sobre suas pesquisas à cooperativa e escola agrícola. Logo, o intuito seria apresentar, de forma abrangente, as pesquisas da universidade e resultados obtidos até então, além dos potenciais visualizados sobre o óleo.
Jornal da Chapada