A nona edição do desafio Mountain Bike será realizada entre os dias 9, 10 e 11 de setembro no município de Mucugê, na Chapada Diamantina. O desafio ‘Mucugê Free Force’ é um dos principais eventos esportivos do Brasil. Organizada pela Alto Paraguaçu MKT, juntamente com a Federação Baiana de Ciclismo, a prova deste ano trará muitas novidades para os atletas.
A prova que terá largada na Fazenda Sol do Paraguaçu, produtora do premiado ‘Café Mucugê’, e tem três desafiantes percursos pelas mais variadas trilhas da Serra do Sincorá. A prova principal será dividida em dois dias, com o percurso Ultra Pro com 160km. Há ainda o percurso Sport com 60km e as novidades do percurso Tour com 30km para ciclistas iniciantes que querem pedalar em Mucugê, e a Race Kids para crianças.
Por conta da pandemia, a prova foi limitada em 700 atletas. Cada atleta inscrito na prova doará 2kg de alimentos não perecíveis, totalizando 1,4 toneladas, que serão doados às famílias carentes da região. Já a prova kids terá como inscrição a doação de um brinquedo, para ser entregue às crianças carentes.
Mais de 70% dos percursos são em trilhas e estradões, com grau de competitividade e técnica. “O Desafio Mucugê Free Force tem essa premissa de em todas as edições apresentar novidades aos atletas, sem perder o charme da prova e seus desafios”, afirma o Wellington Camandaroba, diretor geral da prova.
Economia local
O desafio incrementa a economia local de Mucugê, visto que a atração reúne, geralmente, mais de 3 mil pessoas em época de prova. “Se calcularmos quanto a prova movimenta com hospedagens, alimentação, combustível nos postos da região, passeios turísticos, entre outros investimentos e geração de emprego e renda, podemos falar seguramente num valor superior a R$2 milhões”, afirma Juth Mattos, idealizador e relações públicas da prova.
A importância da prova para o turismo e economia local é destacada também pela secretária de Educação e Esportes de Mucugê, Rosana Chagas. “Com a saída do Brasil Ride, ficamos órfãos de um grande evento esportivo que pudesse dar continuidade ao legado do Ride e que trouxesse sustentabilidade turística e econômica para cidade e região. Fico muito feliz ao ver que o Desafio Mucugê tem ocupado esse espaço ano após ano e crescendo cada vez mais”, afirma.
Jornal da Chapada