O cineclube Nanook iniciará sessões sobre o cinema documentário de mulheres indígenas. No próximo dia 26 de março, às 16h, será promovida a primeira sessão de um bate-papo virtual e gratuito, com o objetivo de debater a produção audiovisual entre as mulheres de diferentes etnias indígenas do país e discutir a importância do cinema.
O filme escolhido para o encontro é o documentário ‘Força das Mulheres Pataxó na Aldeia Mãe’ (Nahãtê Jokana Pataxi Imamakã, 2019), de Vanuzia Bonfim e Caamini Braz, integrantes do Coletivo Pataxó de Cinema de Barra Velha, na Bahia.
O encontro será ao vivo e gratuito, no canal do ‘LAF’ na plataforma do Youtube, com emissão de certificado aos participantes. O formulário para inscrição será disponibilizado logo após o começo da sessão, pelo canal de chat da plataforma.
Para debater o tema e o filme, a mesa contará com a presença da pesquisadora e professora Vanuzia Bonfim, formada em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Vanuzia é indígena Pataxó, mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e desenvolve pesquisas sobre a importância da figura da mulher para a história do povo Pataxó.
Já a mediação da conversa será feita pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Christiane Falcão.
Cineclube
O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário.
Jornal da Chapada