Após ter diminuído a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19, a prefeitura de Jacobina, município localizado na Chapada Norte, tomou a decisão de desativar o gripário a partir da segunda-feira (21). A informação foi divulgada pela própria gestão, por meio da Secretaria de Saúde, na quinta-feira (17).
Conforme a pasta municipal, a desativação acontece “diante da diminuição de casos de gripe”. A secretaria ainda informa que as testagens continuarão a ocorrer no Hospital Regional Vicentina Goulart e no anexo da UPA 24 horas.
UTI
Em Jacobina, eram 20 leitos destinados aos casos mais graves da covid-19. Contudo, na semana passada, ficaram apenas cinco leitos à disposição destes pacientes.
Atualmente, conforme dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), há 100% de ocupação dos leitos de UTI covid-19. Já os leitos clínicos, que também eram 20 e foram diminuídos para 10, tem 80% de ocupação, ficando apenas dois leitos vagos.
Covid-19
Na última quarta-feira (16), uma senhora de 80 anos faleceu vítima de covid-19 no município. Ela possuía comorbidades e já havia tomado três doses do imunizante contra a doença.
Ainda conforme o boletim da quarta, último divulgado pela gestão, dos 11.234 casos registrados desde o início da pandemia, seis encontram-se ativos, 11.114 recuperados e 114 não resistiram às complicações da doença. Há ainda 10 pessoas aguardando resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Jornal da Chapada