O senador Otto Alencar (PSD), que participou de agenda nesta sexta-feira (18) ao lado do governador Rui Costa (PT) e do pré-candidato petista ao governo estadual e secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, voltou sua artilharia contra o PP e ao vice-governador João Leão, presidente estadual do Progressistas, associando-os ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Uns se entregaram a ele [Jair Bolsonaro] logo, outros decidiram se entregar mais recentemente”, discursou Otto, sem citar diretamente Leão, nesta sexta-feira (18), em Vitória da Conquista.
O pessedista, em ataque a Bolsonaro, discursou: “não há como a Bahia não se levantar e dizer que não aceitamos quem discriminou a Bahia”. O discurso de Otto estava em sintonia com o de Rui Costa, ao dizer que o presidente não realizou convênios com os municípios baianos, repassando apenas as verbas obrigatórias. Rui, também em discurso, disse que se dependesse de Bolsonaro o Brasil contaria com 2 milhões de mortos pela Covid e não com os mais de R$ 600 mil já registrados.
Prefeitos
Na ida a Vitória da Conquista, Rui reuniu mais de 30 prefeitos. Dentre eles, nove são do PP, partido do vice-governador João Leão que rompeu com o governo no início da semana. Participaram do ato com petista nesta sexta os prefeitos Oberdan Rocha, de Barra do Choça; Dr. Ricardo, de Tanque Novo; Jornandinho, de Bom Jesus da Serra; Dra. Aline, de Maetinga; Rebinha, de Ribeirão do Largo; Paulo Rios, de Tororó; Dr. Marival, de Nova Canaã; Jorge Cheles, de Potiraguá e João Francisco, de Tanhaçu.
O governador disse que levaria para seu grupo 80 prefeitos do Progressistas; o deputado Cacá Leão (PP) apostou que o governador terá uma grande decepção. O petista, na agenda em Conquista, criticou os prefeitos e parlamentares do PP que deixaram seus destinos nas mãos do líder do PP – sempre, como de costume, em críticas indiretas. “Sinto pena ou tristeza de ver pessoas que se mostravam altivas ao longo dos anos conosco e agora se humilham em declarações públicas como as que ouvi hoje: ‘quem vai decidir minha vida é fulano de tal, quem vai dizer para onde vou é fulano de tal’. O que é isso, gente? Vamos ter amor próprio e cabeça erguida”, declarou Rui Costa.
Em Vitória da Conquista, Rui anunciou a abertura de 128 novos leitos de saúde para a população. O governo do Estado investiu 29,5 milhões no Novo Hospital Afrânio Peixoto e em mais 48 leitos e uma Sala de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Em visita ao município, o governador Rui Costa também entregou a reforma e a ampliação das duas unidades, que compõem a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Com informações do Política Livre.