Cotado para disputar uma vaga no Congresso Nacional, o prefeito do município de Utinga, na Chapada Diamantina, Joyuson Vieira (PSB) teve sua 12ª conta aprovada no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). Os conselheiros do tribunal emitiram parecer, nesta terça-feira (22), recomendando a aprovação com ressalvas das contas referentes ao exercício de 2020. Esse parecer engloba as contas de governo e de gestão, conforme site oficial do TCM.
Em Utinga, ambas as contas são de responsabilidade do próprio prefeito, que atua concomitantemente como chefe de governo e ordenador de despesas. Os conselheiros relatores, ao final de cada voto, também apresentaram Deliberação de Imputação de Débito – DID, com propostas de multas ao gestor no valor de R$2 mil para Utinga em razão das ressalvas indicadas nos relatórios técnicos. No entanto, ainda cabe recurso dessa decisão de multar o prefeito.
“Aprovação de contas é obrigação do gestor e nesses anos de vida pública, graças ao trabalho técnico da equipe administrativa, as finanças da prefeitura de Utinga continuam seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF] e aplicando os recursos e ajudando a desenvolver setores fundamentais para o convívio em sociedade”, salienta o prefeito Joyuson em contato com o Jornal da Chapada.
Sobre a multa de apenas R$2 mil, o gestor chapadeiro diz que “só confirma a humilde condição de humanos que, inobstante perseguir a perfeição, admite que falhas operacionais ou contábeis de mínima monta e que em nada prejudica o erário público, podem ocorrer. Serve também para demonstrar a eficiência e eficácia do nosso TCM na acurada análise das contas”.
Jornal da Chapada
Leia também