O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) lidera pesquisa para governo da Bahia no primeiro turno, com 66% dos votos, conforme pesquisa Quaest/Genial divulgada na manhã desta quarta-feira (23). Contudo, o apoio de Lula consegue modificar este cenário. Em seguida, João Roma (Republicanos) aparece com 5%, o secretário estadual da educação, Jerônimo Rodrigues (PT) com 4%, e o investigador da Polícia Civil, Kleber Rosa (Psol), com 2%.
Em um cenário sem o candidato João Roma, o percentual de ACM Neto chega a 69%. A pesquisa na Bahia foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e contou com 1.140 entrevistas domiciliares em 64 municípios. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais e 95% de confiabilidade. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA- 06141/2022.
No entanto, o apoio de Lula pode alterar o cenário, visto que 48% dos entrevistados dizem que poderiam mudar o voto caso o candidato a governador fosse apoiado por ele. O apoio do atual governador Rui Costa também faria com 39% mudassem o voto e 33% mudariam de posição caso o atual senador e ex-governador Jacques Wagner indicasse um candidato.
Quando apresentado o nome de Jerônimo Rodrigues associado ao apoio de Lula, seu percentual de votos pula de 4% para 37%, enquanto o índice de ACM Neto, apresentado como independente, baixa de 66% para 43%. O apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) leva João Roma de 5% para 9%.
Disputa presidencial
Já na disputa presidencial, Lula tem 62% das intenções de voto, contra 15% de Bolsonaro (PL). Ainda na pesquisa, Ciro Gomes (PDT) aparece com 5%, enquanto Sergio Moro (Podemos) e André Janones (Avante) têm 3%. Jornal da Chapada com informações de Rede Brasil Atual.