Os sabores e saberes da agricultura familiar estão sendo compartilhados por três dos melhores chefs de cozinha da Bahia. A organização do evento trouxe para a edição deste ano os mestres Solange Borges, Caco Marinho e Uerisleda Moreira. A Cozinha Show e o Festival Gastronômico começaram na sexta (25) e vão até domingo.
Receitas preparadas com ingredientes da agricultura familiar de Itaberaba e região são apresentadas ao público durante a 4ª ExpoParaguaçu e Feira de Agricultura Familiar 2022.
A Cozinha Show aproveita os ingredientes que são produzidos no local pela agricultura familiar. O intuito é trabalhar com uma base de produção sustentável que traz benefícios à saúde, já que são mais livres de produtos químicos, e ao mesmo tempo movimentar a economia da região. A sustentabilidade passa pelos eixos econômico, social e ambiental.
Portanto, no âmbito do social podemos olhar para esses ingredientes e pensar na ancestralidade da própria cidade de Itaberaba como se ela estivesse sendo posta na mesa. Essa é uma maneira criativa e autêntica de valorizar a própria cultura.
Solange Borges, agricultora, chef de cozinha com especialidade em culinária de terreiro, fala da experiência que foi a Cozinha Show. “Eu estou achando tudo fantástico porque é um evento que traz agricultores da região. Pude conhecer a diversidade da palma, do licuri, o abacaxi, que inclusive colocamos na nossa receita”. Solange apresentou ao público uma receita típica de Itaberaba, uma tilápia na folha de bananeira.
“É tudo bem simples como eu sempre faço, como a agricultura familiar faz, como o povo faz, vai ali na roça pega uma coisinha e prepara o alimento. Fiz uma vinagrete com o abacaxi de Itaberaba, com o queijo de cabra que também é daqui da região, achei ótimo”, disse Solange. “Para finalizar, fiz uma farofa de dendê de pilão que é utilizada na Agrovila Pião Manso, da culinária de terreiro como o Coopirecê”, completa.
Solange contou que atua na agricultura familiar desde 2014 e que o gargalo desse setor, pelo menos na sua comunidade, é o escoamento da produção, mas se diz animada com a Cozinha Show, a 4ª ExpoParaguaçu e Feira de Agricultura Familiar porque, segundo ela, é uma oportunidade de mostrar o produto para outras pessoas conhecerem e adquirirem.
“Escoar a nossa produção é o que a gente mais precisa. Se você planta um coentro e colhe, esse coentro vai crescer e não tem como estocar, tem que colocar ele no mercado, senão perde, porque é comida viva, comida de verdade”, pontuou Solange Borges.
O chefe de cozinha Caco Marinho diz que o chefe de cozinha é um elo entre o produtor e o consumidor que tem o compromisso de ser embaixador dos ingredientes dos produtores. Para ele, a Cozinha Show foi uma oportunidade de olhar nos olhos das pessoas e poder compartilhar e aprender também. Caco não deu apenas uma aula de receita, mas proporcionou um momento de conversa sobre segurança alimentar e soberania alimentar.
O cozinheiro chefe explicou a importância de trilhar o caminho da biodiversidade, da agricultura familiar, da agrofloresta, do quintal produtivo e da sustentabilidade como forma de fazer frente ao latifúndio, à monocultura, às grandes corporações que não distribuem renda, que avançam sobre comunidades tradicionais, sobre biomas.
“Hoje eu fiz dois preparos da cultura nordestina, um baião de dois que na verdade a origem não é Bahia, mas é Nordeste, e mistura o arroz com feijão, a carne de fumeiro de Maragogipe e o queijo coalho daqui de Itaberaba. A outra versão foi um tropeiro com um flocão de milho da Coopirecê, que é uma flocão não transgênico, de excelente qualidade. Tendo como base a carne de fumeiro e o feijão verde”, disse Caco Marinho.
Uerisleda foi uma das que brilhou na Cozinha Show e surpreendeu ao público trazendo receitas feitas com abacaxi. A professora apresentou um bolo salgado com carne de sol que também é produzido em Itaberaba, e junto com ele colocou o queijo coalho, outra produção da terra e finalizou com o abacaxi grelhado. “Estou apaixonada pela grandeza da 4ª ExpoParaguaçu e pela cidade de Itaberaba Não esperava tanto, estou surpreendida e amando conhecer o evento e a cidade”, relatou a professora de gastronomia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Uerisleda Moreira.
“[Na sexta-feira] na Feira a primeira coisa que eu li quando cheguei na entrada foi ‘terra do abacaxi’, e como eu já sabia que aqui se produz o melhor abacaxi do Brasil, eu planejei duas receitas, uma doce e outra salgada, com abacaxi para que a gente pudesse pensar na utilização desse ingrediente que é produzido pela Agricultura Familiar aqui do município”.
Para os itaberabenses é comum as receitas de doces do abacaxi, o suco e outros pratos que são tradicionais na sobremesa dos itaberabenses, além do abacaxi grelhado. Mas a ideia de trazer para a Cozinha Show o abacaxi numa preparação salgada foi uma novidade que agradou quem assistiu ao evento.
“É só esquentar o azeite na frigideira, colocar o abacaxi, adicionar um pouquinho de sal, e pode temperar com o que quiser, alho, cebola desidratada. Esse abacaxi salgado a gente serve junto com o bolo salgado que dá um contraste porque o abacaxi daqui é muito doce”, explicou Uerisleda
Outra receita feita por Uerisleda Moreira foi um bolo de mel utilizando muitos produtos locais da agricultura familiar. Além do mel, a mestra utilizou também o café, produzido na região. “A gente andou pela feira ontem e cantamos muitos desses produtos que podem ser incluídos nas nossas refeições”, contou.
A Cozinha Show está sendo um verdadeiro espaço de troca. Ao mesmo tempo em que o evento trouxe para a comunidade curiosidades gastronômicas, surpreende também as informações que a comunidade traz para todos que participaram.
“Quando fiz o bolo e descobri que a geleia que eu ia utilizar foi produzida pelos jovens que estavam assistindo a aula, eu abri mão de fazer o bolo, e aí os jovens vieram para frente e fizeram o bolo comigo. Aquilo que seria uma aula show se tornou um momento de partilha”, contou empolgada a professora Uerisleda Moreira.
A Cozinha Show deste ano apresentou receitas que as pessoas podem fazer para gerar renda e fomentar a circulação dos produtos da própria cidade. “Itaberaba tem produtos maravilhosos. Tivemos a oportunidade de experimentar uma geleia de abacaxi por um grupo de jovens que estavam aqui na Cozinha Show e eu achei incrível a troca. As receitas que fizemos aqui, as pessoas podem fazer em casa para consumirem e para vender também”.
A ExpoParaguaçu é realizada pela prefeitura de Itaberaba por meio Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri) e pelo Governo do Estado da Bahia via Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Fundação Luís Eduardo Magalhães e do Projeto Bahia Produtiva. As informações são de assessoria.