A direção regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou agressões e intimidações de homens armados contra famílias acampadas em região improdutiva da Fazenda Dois Rios, no município de Itaetê, na Chapada Diamantina, na manhã desta terça-feira (29). Em vídeo enviado ao Jornal da Chapada, um dos acampados descreve a situação. Com sangramento no rosto, o homem diz que foi agredido e ameaçado por dupla com arma de fogo.
“Disseram que vão tirar o povo na tora, que a Justiça não quer, mas que vão sair”, aponta. De acordo com o MST, ao menos dois homens armados espancaram acampados e atiraram contra as famílias. “Os homens que não tinham identificação ou uniforme, se apresentaram como policiais, mostraram as armas de fogo e renderam as famílias acampadas”, aponta nota do movimento.
Ainda conforme as informações, um dos tiros deflagrados chegou a acertar uma das acampadas, que foi socorrida e hospitalizada, e não corre risco de vida. O MST diz que “a intimidação por parte dos pistoleiros acontece desde o dia 25”, quando as famílias ocuparam as terras improdutivas. E a polícia foi acionada, no entanto, as ameaças continuam sendo feitas pelos pistoleiros.
Cerca de 250 famílias ocupam área da Fazenda Dois Rios, que possui mais 3,5 mil hectares de terras improdutivas. O movimento informa que essa é a terceira ocupação da Regional Chapada Diamantina realizada em março, as outras ocorreram em Planaltino, com cerca de 230 famílias, e em Piritiba, na fazenda Cajazeira, com 50 famílias. Em todas essas ocupações realizadas pelo MST se reivindica a desapropriação das áreas improdutivas para reforma agrária.
Jornal da Chapada