As fortes chuvas voltaram a castigar o estado do Rio de Janeiro, menos de 2 meses após a catástrofe em Petrópolis que vitimou centenas de pessoas. Desta vez, a tragédia está posta no litoral fluminense, principalmente nas cidades de Angra dos Reis e Paraty.
Em Angra, uma menina de 4 anos morreu após um deslizamento de terra que atingiu 4 casas e ao menos 10 pessoas estão desaparecidas, segundo informações divulgadas pela prefeitura. Ao todo, a Defesa Civil mandou evacuar 70 bairros do município e há dezenas de desabrigados. Rodovias estão interditadas e boa parte da cidade está com o fornecimento de energia elétrica interrompido.
Na cidade vizinha Paraty a situação é parecida. Na sexta-feira (1), um desabamento em decorrência da chuva destruiu a sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na estrada Rio-Santos, na BR-101. A via foi interditada. Neste sábado (2), ao menos 6 pessoas morreram após deslizamentos, de acordo com a prefeitura. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros buscam por desaparecidos.
Segundo o advogado Fernando Augusto, do Grupo Prerrogativas, várias casas foram soterradas em Paraty e a cidade está sem energia elétrica há 3 dias.
“Em Paraty a situação está muito grave. Em dois lugares de acesso só pelo mar, que é Ponta Negra e a Praia do Sono, houve desabamento, pessoas soterradas. O prefeito está pedindo ajuda de pessoas que têm barco na região para conseguir ajudar. Paraty virou um problema como Petrópolis e com o agravante de ter lugares caiçara em que o acesso se faz exclusivamente pelo mar, que tem ondas neste momento de 4 a 5 metros”, disse o advogado em relato obtido pela Fórum. Com informações da Revista Fórum.
Confira abaixo fotos e vídeos que mostram a grave situação em Angra e Paraty:
As notícias das fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro são alarmantes. Ao menos 11 pessoas desaparecidas em Angra dos Reis. Alagamento em diversos pontos da Baixada Fluminense. Deslizamento de terra na Rocinha e em Paraty. Todo ano é isso! pic.twitter.com/J15I2KTIhd
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) April 2, 2022
Ponta negra,região costeira de paraty. pic.twitter.com/SnFZG9iKXE
— Marcos Paulo Castro (@marcosdailha73) April 2, 2022
Nem pensem em ir para Angra !!! pic.twitter.com/E5GLbuUTV7
— A arte existe porque a vida não basta. F. Goulart (@lagomaresLaerte) April 2, 2022