A estudante de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bárbara Paiva, que criou garrafa capaz de tornar qualquer água potável, venceu o torneio mundial de storytelling, uma competição mundial que avalia projetos construídos por alunos de diversos países.
O concurso terminou no dia 27 de março em Istambul, na Turquia, e ela foi a grande vencedora. A sua tecnologia venceu 443 equipes de todo o país e cruzou fronteiras para disputar a tão esperada final com outras ideias de alunos de 44 países.
Inicialmente, Bárbara venceu a etapa nacional com uma tecnologia que produz água esterilizada por meio da radiação, com filtro carregado a partir da luz solar, todo processo sem nenhuma energia poluente. O utensílio ganhou o nome de ‘Aqualux’.
A engenheira ambiental conta com uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a realização do seu mestrado na UFOP.
Projeto
O próximo passo do projeto é avaliar todas as possibilidades de fabricação da garrafa da forma mais acessível possível, visto que a inovação promete avanço social e dignidade às milhares de famílias que vivem em condição de vulnerabilidade. Jornal da Chapada com informações de Mídia Ninja e Mais Minas.