De acordo com a Neoenergia Coelba, o sistema elétrico da Chapada Diamantina ganhará importantes reforços ao longo deste ano. A empresa promete realizar a entrega de, pelo menos, oito obras estruturantes que vão garantir maior confiabilidade ao fornecimento de energia na região.
A Coelba garante que haverão ações como extensão de rede e implantação de novos equipamentos na rede elétrica, além da entrega de uma nova subestação que permitirá ampliar a oferta de energia em municípios como Ruy Barbosa, Itaberaba, Boa vista do Tupim e Seabra.
A companhia afirma que até o final do segundo trimestre de 2022 serão entregues oito obras para extensão de rede, que beneficiarão as cidades de Mucugê, Piritiba, Nova Redenção e Palmeiras. As entregas fazem parte de um plano estratégico que visa garantir um sistema elétrico robusto, para atender à crescente demanda dessa importante região para o turismo baiano.
“Sabemos da importância que a Chapada Diamantina tem para o estado, principalmente no setor turístico. Por isso, estamos empenhados em entregar obras e serviços que visam ampliar a oferta de energia na região. E contribuir para o desenvolvimento dos 28 municípios que integram a Chapada”, afirma o superintendente do setor Oeste da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.
Nova subestação será entregue na cidade de Itaberaba
A companhia garante que expansão da rede elétrica também ocorrerá na região de Itaberaba, que ganhará mais um reforço no sistema de distribuição de energia. No final do último ano, a Neoenergia Coelba iniciou a construção de uma nova subestação na região, a SE Itaberaba II. A nova estrutura permitirá uma maior oferta de energia. Quando entregue, a nova subestação beneficiará diretamente mais de 50 mil consumidores. O empreendimento que está sendo construído na zona rural do município, e deverá ser entregue até terceiro trimestre de 2022.
A SE Itaberaba II também trará benefícios ao sistema elétrico da zona urbana e parte da zona rural dos municípios de Ipirá e Boa Vista do Tupim. O empreendimento que terá capacidade de 10/12,5 megavoltampère (MVA) e cinco alimentadores, será o segundo construído pela companhia em Itaberaba. A nova subestação irá contribuir para o crescimento econômico e social da região, já que antecipa à demanda energética crescente, ampliando a oferta de energia elétrica e possibilitando a atração de novas empresas e grandes clientes. Com informações de assessoria.