O deputado Hilton Coelho (Psol) se solidarizou com a equipe do ‘Repórter Brasil’, após a mineradora inglesa no município chapadeiro de Piatã, a ‘Brazil Iron’, ter chamado a polícia para apreender gravações. Segundo o político, o caso se encaixa em uma ‘tentativa de criminalização’ e de ‘ataque à liberdade de imprensa’. Na ocasião, a reportagem iria apurar a denúncia de contaminação provocada pela referida empresa.
Os jornalistas foram até a empresa, se sentaram em uma sala e logo em seguida, os representantes da empresa acionaram dois policiais militares, argumentando que os jornalistas teriam invadido propriedade privada. A empresa ainda solicitou apreensão das filmagens, pedido que não foi atendido pela equipe.
Alvo de muitas críticas por parte da população residente de Piatã, a mineradora negou que a Polícia Militar foi acionada para apreender gravações da equipe jornalística. Segundo a empresa, os militares foram chamados, após a mineradora tomar conhecimento de que a equipe de reportagem sobrevoou a área de operação da ‘Mina Mocó’ com o uso de um drone.
Jornal da Chapada
Leia também